Comissão discutirá financiamento para saúde em MG
O objetivo é discutir, com o BDMG, abertura de linha de financiamento subsidiado para instituições do Estado
28/09/2011 - 15:49A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (28/9/11), requerimento para realização de audiência pública para discutir, com representantes do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a abertura de linha de financiamento subsidiado para as Instituições de Saúde do Estado. De acordo deputado Neider Moreira (PPS), autor do requerimento, o Governo Federal e o Estado precisam contribuir mais com o setor de saúde, pois o fechamento de algumas instituições, por falta de verba, prejudica o paciente e sobrecarrega hospitais.
Foi aprovado, também, dois requerimentos do deputado Carlos Mosconi (PSDB). O primeiro solicita realização de visita da comissão ao Ministério da Saúde para discutir, com o ministro e o secretário do Estado de Saúde, os repasses de recursos federais destinados ao setor no Estado. Outro requerimento solicita audiência pública para conhecer o trabalho e as propostas de saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e seus impactos na saúde. De acordo com o parlamentar, a associação contribui para melhorar a capacidade técnica, administrativa e financeira dos serviços de saneamento ambiental no Estado e no País.
A comissão aprovou ainda requerimento da deputada Rosângela Reis (PV), que solicita audiência pública, em conjunto com a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social, para acompanhar e monitorar a política de segurança alimentar e nutricional no Estado. Este tema foi sugerido durante o Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, realizado pela ALMG, em fevereiro deste ano.
Já o deputado Luiz Henrique (PSDB) pediu audiência pública na cidade de Diamantina para conhecer e debater a implantação do curso de Medicina na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Para o parlamentar, a audiência possibilitará o acompanhamento da implantação do curso na universidade, pois a região é carente de medicina assistencial e de profissionais qualificados que atuem no setor público e privado.
Por sua vez, o deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) solicitou audiência pública para discutir o uso de agrotóxicos e os efeitos sobre a saúde.
Visita - Dos deputados Adelmo Carneiro Leão, Neider Moreira, Doutor Wilson Batista (PSL) e Hely Tarqüínio (PV), foi aprovada visita à Secretaria de Estado de Saúde para discutir questões de interesse do Governo e da comissão relacionados à saúde no Estado.