Comissão de Esporte participa do Minas Olímpica
Festa e shows saudaram a presença da ALMG em Matozinhos.
27/09/2011 - 17:41Um show de fanfarra, foguetório e apresentação de kung fu, saudaram a presença da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Matozinhos, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo foi a participação no lançamento do Programa Minas Olímpica e a visita ao ginásio poliesportivo Márcio Reinaldo. A comissão foi representada pelo seu presidente, deputado Marques Abreu (PTB)
O Minas Olímpica - Geração Esporte vai atender 100 crianças em Matozinhos, de 7 a 11 anos, selecionadas entre aquelas de menor poder aquisitivo. O projeto tem duração de dois anos e é desenvolvido numa parceria entre prefeitura municipal e Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude.
Já desenvolvido em 190 municípios, o programa visa contribuir para a saúde e a inclusão social por meio da prática de esportes. Ele se divide em cinco programas voltados para crianças e adolescentes de menor poder aquisitivo em todo o Estado. Entre as metas está a redução da criminalidade e da violência entre jovens.
Para o deputado Marques Abreu, o esporte é a base de tudo e toda criança deve sonhar com um futuro melhor, "ao qual se chega muitas vezes pela prática esportiva". Ele acrescentou que a criança que comparece num projeto como este vem em busca de algo melhor para sua vida. Marques participou de um curto jogo de futebol com os alunos dos projeto, momento que marcou o lançamento do projeto.
Também o prefeito de Matozinhos, Murilo Pereira de Rezende, destacou a importância da prática do esporte. Para ele, o esporte é a melhor forma de dialogar com a juventude, acrescentando que Matozinhos entra numa nova fase, "que é a recuperação das atividades esportivas, após superar as dificuldades financeiras e sanear as finanças municipais".
O subsecretário de Esportes de Matozinhos, Emanuel Francisco Maciel, disse que a montagem das equipes foi feita com muita luta, mas que a cidade é um celeiro de atletas, o que será a grande motivação para as novas gerações, não só para os atuais alunos do Minas Olímpica. O programa tem atividades três vezes por semana, com duas horas de atividades de um dos esportes escolhidos, entre futebol, futsal, vôlei, handebol, basquete, taekwondo e dança.
A solenidade de lançamento e de visita ao poliesportivo teve a apresentação da fanfarra da Escola Municipal Eurico Viana, e da corporação musical Sagrado Coração de Jesus. E ainda a participação do secretariado municipal e de vereadores.