Presidente da Assembleia defende mineração sustentável

No 14º Congresso Brasileiro de Mineração, Dinis Pinheiro afirma que deputados mineiros vão apoiar setor minerário.

26/09/2011 - 12:43

Na abertura do 14º Congresso de Brasileiro de Mineração, nesta segunda-feira (26/9/11), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), disse que os parlamentares mineiros estão prontos a apoiar o setor minerário, em uma linha de trabalho comprometida com a sustentabilidade ambiental e com as questões sociais. A solenidade de abertura aconteceu no Expominas, com as presenças do secretário nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar, e a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, entre outras autoridades.

Na avaliação do presidente Dinis Pinheiro, se a atividade minerária já chegou a ser estigmatizada, a situação mudou. "É uma atividade que hoje abarca novos conceitos tecnológicos, processos ecologicamente corretos e se envolve com as questões sociais. O Parlamento de Minas está atento e promoverá todos os debates necessários para que o setor possa cumprir da melhor forma seu papel, buscando o caminho da justiça e do desenvolvimento sustentável", discursou o deputado.

Em nome do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, o secretário nacional Cláudio Scliar, afirmou que o Governo Federal está comprometido com a formulação de um novo marco regulatório que modernize o setor, que representa 4% do PIB brasileiro e responde por 25% das exportações nacionais. Já a secretária de Estado, Dorothea Werneck, destacou a geração de empregos promovida pela indústria mineral, acrescentando que, em Minas, hoje, já são explorados 40 tipos de minérios.