Deputados pedem audiência pública sobre obras no Mineirão

A Comissão de Esporte, Lazer e Juventude recebeu, nesta terça-feira (21/6/11), requerimento dos deputados Rogério Cor...

21/06/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Deputados pedem audiência pública sobre obras no Mineirão

A Comissão de Esporte, Lazer e Juventude recebeu, nesta terça-feira (21/6/11), requerimento dos deputados Rogério Correia (PT) e Antônio Júlio (PMDB), em que eles pedem a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais com o objetivo de debater a reforma do estádio Mineirão e do ginásio Mineirinho para a Copa do Mundo de 2014. A intenção dos deputados é ouvir autoridades estaduais sobre possíveis irregularidades nas obras, com base em relatório preliminar do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O documento do TCE aponta cinco irregularidades nos processos licitatórios para as obras: ausência de licitação para contratação de projeto básico; pagamento de serviços não executados; superfaturamento; mudanças de projeto e de técnicas e materiais com acréscimos acima do limite legal de 50%; e o jogo de preços ou planilhas, que consiste na manipulação econômica da licitação em favor das empresas vencedoras.

O requerimento, que deverá ser votado na próxima reunião da comissão, foi objeto de debate entre parlamentares governistas e de oposição. Antônio Júlio afirmou que, ao apresentar o requerimento, a oposição cumpre o papel de fiscalizar o Poder Executivo. O deputado Duarte Bechir (PMN) disse que o relatório do TCE é preliminar e permitirá ao Governo do Estado esclarecer dúvidas sobre a execução das obras. O deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) declarou que o tribunal aponta irregularidades, e não apenas suspeitas, e manifestou preocupação com o fato de que esses problemas foram detectados na análise de apenas 4% dos recursos a serem empregados na modernização do Mineirão e do Mineirinho.

Selo Jovem - Também na reunião desta terça-feira (21), o Projeto de Lei (PL) 1.211/11, do deputado Gustavo Valadares (DEM), que cria o Selo Jovem, foi baixado em diligência a requerimento do relator, deputado Marques Abreu (PTB). Ele vai pedir mais informações sobre o assunto à Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude. Segundo a proposição, o selo será concedido a entidades que se destacarem em projetos de inserção do jovem na sociedade.

A comissão aprovou, ainda, quatro projetos de lei de declaração de utilidade pública e os requerimentos 803 e 804/11, ambos de Marques Abreu, nos quais o deputado pede à Prefeitura de Divinópolis e ao governador providências para a reforma e ampliação de equipamentos das quadras de esportes da cidade.

Presenças - Deputados Marques Abreu (PTB), presidente; Tadeu Martins Leite (PMDB), vice-presidente; Adelmo Carneiro Leão (PT), Antônio Júlio (PMDB) e Duarte Bechir (PMN).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715