Tadeu Martins Leite é eleito presidente da Comissão da PEC 21

Os deputados Tadeu Martins Leite (PMDB) e Romel Anízio (PP) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-preside...

14/06/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Tadeu Martins Leite é eleito presidente da Comissão da PEC 21

Os deputados Tadeu Martins Leite (PMDB) e Romel Anízio (PP) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão Especial para emitir parecer sobre a Proposta a Emenda à Constituição (PEC) 21/11, que trata das datas magnas do Estado. Na reunião, ocorrida na tarde desta terça-feira (14/6/11) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi designado como relator da PEC o deputado Luiz Henrique (PSDB).

A PEC 21/11, de autoria do deputado Paulo Guedes (PT) e outros, dá nova redação ao artigo 256 da Constituição do Estado, incluindo o dia 8 dezembro (Dia das Gerais) como data magna de Minas, além dos dias 16 de julho (Dia de Minas) e 21 de abril (Dia de Tiradentes), que já constam na Constituição. A proposição determina que a semana em que recair o dia 8 de dezembro será denominada Semana das Gerais. Assim como a Capital do Estado já é transferida simbolicamente para Ouro Preto, no dia 21 de abril, e para Mariana em 16 de julho, com a aprovação da PEC, Matias Cardoso passará também a ser Capital simbólica do Estado, no dia 8 de dezembro.

Em sua justificativa, o deputado Paulo Guedes salienta que a PEC busca contribuir para a revisão da história da fundação do Estado, a partir de relatos de viajantes, cronistas e estudiosos da época. Essas fontes confirmam que a origem do Estado está ligada também à conquista e ao povoamento dos sertões do Norte e do Vale do Rio São Francisco, tendo à frente o bandeirante Mathias Cardoso de Almeida, a partir de 1660. Esse fato precedeu a sociedade aurífera do Estado, que teve início no Ribeirão Nossa Senhora do Carmo, em 1696, onde hoje está situada a cidade de Mariana. A comemoração do Dia das Gerais em 8 de dezembro justifica-se por ser a data consagrada à Nossa Senhora da Conceição, cuja igreja matriz, erguida no século XVII em Matias Cardoso, é um marco histórico.

Presenças - Tadeu Martins Leite (PMDB), presidente; Romel Anízio (PP), vice; Luiz Henrique (PSDB), relator; Gustavo Corrêa (DEM) e Tenente Lúcio (PDT).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715