6º Encontro de Corais da Assembleia começa dia 31 de maio

A 6ª Edição do Encontro de Corais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais começa no próximo dia 31 de maio e vai re...

20/05/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

6º Encontro de Corais da Assembleia começa dia 31 de maio

A 6ª Edição do Encontro de Corais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais começa no próximo dia 31 de maio e vai reunir dezenas de grupos, que se apresentarão gratuitamente durante duas semanas. O encontro é promovido pelo Coral da Assembleia, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Instituto de Educação e a Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

A tônica do encontro é estimular, desenvolver e aprimorar a prática do canto coral no estado, por meio do intercâmbio musical entre os participantes. A abertura oficial será no Teatro da Assembleia, às 19 horas, com uma palestra do regente, compositor e professor da Escola de Música da Uemg, Sérgio Canedo, que apresentará um panorama da música coral.

Este ano, os concertos serão realizadas entre os dias 4 e 13 de junho, no teatros da Assembleia, do Instituto de Educação e da Escola de Música da Uemg, em horários variados. Haverá também duas edições especiais do programa Segunda Musical, no teatro Assembleia. Na segunda-feira (6), a apresentação será do Grupo Experimental de Ópera com a Orquestra Sinfônica da Esmu/Uemg. E, na segunda seguinte (13), a edição especial reunirá os Canarinhos de Itabirito e Grupo Vocal Libertas. Ao todo, participarão 31 corais, de instituições públicas e também privadas.

Apoio - Apoiam a realização do Encontro de Corais as entidades de representação dos servidores da Assembleia (Aslemg e Aplemg), a Cooperativa de Crédito do Servidores da Assembleia (Cofal) e representantes do projeto Segunda Musical de concertos clássicos da ALMG.

Programação deste ano também inclui mini-cursos

A programação do 6º Encontro de Corais também prevê uma palestra seguida de workshop (oficina) de técnica vocal, no dia 1º de junho, coordenado pelo cantor Paulo Henrique Campos, professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), regente do Coral da Imprensa Oficial e integrante do Coral Lírico do Palácio das Artes. O mini-curso para os coralistas começa às 18h30 e vai até as 21 horas, no Teatro da Assembleia.

Na manhã do dia 4 de junho, no Teatro do Instituto de Educação haverá outro curso cujo tema será "Percepção Musical: a música no cérebro", ministrado pelo regente do Coral da Assembleia, Guilherme Bragança, que é mestre em música e doutorando em neurociências. Dia 8 de junho, à noite, no Teatro da Assembleia, os coralistas poderão assistir a uma palestra sobre o canto coletivo "do Gregoriano ao coral polifônico", com um dos maiores especialistas em canto gregoriano do Brasil: o jornalista, músico e filósofo padre Nereu de Castro Teixeira.

Confira a programação completa no hotsite do encontro.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715