Comissão de Transporte visita obras em estrada de Marliéria

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai estar em Marliér...

13/05/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão de Transporte visita obras em estrada de Marliéria

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai estar em Marliéria (Rio Doce), na próxima segunda-feira (16/5/11), para visita técnica às obras da estrada que liga o município ao Parque Estadual do Vale do Rio Doce. A saída da visita será na prefeitura de Marliéria, na Praça JK, n° 106, às 11 horas.

Segundo o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), autor do requerimento da visita, denúncias feitas pelo jornal Diário do Aço mostraram que as obras de pavimentação da estrada, feitas pela Construtora Oriente, têm promovido a degradação ambiental na região, bem como desmoronamentos nos terrenos adjacentes, assoreamento de córregos e rachaduras em residências próximas ao local, provocadas pelo tráfego de veículos pesados . As obras fazem parte do Programa de Pavimentação de Ligações aos Municípios (ProAcesso), a cargo da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop).

Em sua justificativa, o parlamentar afirmou que o desenvolvimento das obras preocupa e coloca em risco a população local, que diz não conhecer o projeto e os possíveis impactos que serão causados à região. Além disso, os moradores da cidade questionam se, ao fim da pavimentação, será feita a recomposição ambiental da área. A estrada é o principal acesso ao Parque Estadual do Vale do Rio Doce, primeira unidade de conservação criada em Minas Gerais, que abriga, em seus 36.970 hectares, a maior floresta tropical do Estado.

As obras de pavimentação, orçadas me R$17 milhões, tiveram início em 2009, com previsão de término em abril de 2011. No entanto, de acordo com informações do gabinete do deputado Celinho do Sinttrocel, as obras se encontram, atualmente, inacabadas, e sem data para serem concluídas. Ainda segundo o gabinete, a pavimentação da estrada teria sido interrompida pela empresa por cerca de seis meses, em função do período de chuvas, o que teria causado desemprego e prejuízos econômicos à região. " Uma visita técnica á necessária e urgente, para evitar que o problema se torne uma questão sem solução", afirma Celinho do Sinttrocel.

Convidados - Foram convidados a participar da visita, o presidente da Câmara Municipal de Marliéria, Geraldo Rodrigues; o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos do Carmo Andrade Melles; a secretária municipal de Meio Ambiente, Marisa Moreira Araújo; o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER), José Élcio Santos Monteze; o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira Ribeiro; o presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Marliéria (Aspemar), Valdemar de Andrade Castro; o presidente da Associação dos Amigos do Parque Estadual do Rio Doce, Adalberto José dos Santos; e o representante da Oriente Construção Civil Ltda, Silvio Gonzaga Aroeira.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715