Semana de 2 a 5 de maio terá 12 audiências públicas e quatro visitas

A semana de 2 a 5/5/11 será movimentada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com a realização de 12 audiências ...

29/04/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Semana de 2 a 5 de maio terá 12 audiências públicas e quatro visitas

A semana de 2 a 5/5/11 será movimentada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com a realização de 12 audiências públicas e quatro visitas de comissões. No interior, estão previstos eventos em Varginha, Passos e Caeté. Em pauta, assuntos como abastecimento de água de pequenas comunidades do semiárido, campanha de desarmamento e reivindicações de aumento salarial de professores e policiais.

Na segunda-feira (2), estão previstas duas reuniões com convidados e duas visitas. A Comissão de Direitos Humanos se reúne às 14h30, no Auditório, para discutir denúncias de violações de direitos humanos de presos da Penitenciária Nelson Hungria durante a operação pente fino realizada pela nova direção da unidade na última segunda-feira (25/4). O autor do requerimento da reunião é o deputado Durval Ângelo (PT).

Já a Comissão de Esporte, Lazer e Turismo vai a Varginha (Sul de Minas) para debater a candidatura da cidade a subsede da Copa do Mundo de 2014. O deputado Ulysses Gomes (PT) defende que o município tem condições de abrigar uma seleção participante do Mundial, tendo em vista sua localização geográfica e sua infraestrutura de serviços. A audiência começa às 10 horas, no Teatro Mestrinho. Antes, às 8h30, a comissão visita o Estádio Municipal Dilzon Melo e o centro de treinamento do Clube Campestre.

Outra visita agendada para segunda-feira (2), às 10 horas, é da Comissão de Participação Popular à sede da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto (Arsae-MG). O deputado André Quintão (PT) quer cobrar o atendimento a pequenas comunidades do Norte de Minas pela Copanor, subsidiária da Copasa. Na terça-feira (3), às 16 horas, a comissão vai à sede da Copanor cobrar providências, também a requerimento do deputado André Quintão.

Perda de receita de municípios motiva reunião

Na terça-feira (3), acontecem três audiências públicas. A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização discute compensação para os municípios que tiveram perdas na arrecadação de ICMS em função da crise mundial de 2009. As perdas no Fundo de Participação dos Municípios são outro assunto a ser abordado na reunião, que começa às 9 horas, no Auditório, e foi solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT).

Na Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, o debate é sobre denúncia de venda casada pela operadora de TV a cabo Net. De acordo com o deputado Délio Malheiros (PV), que solicitou a audiência, a empresa estaria cobrando dos assinantes um suposto plano de assistência técnica sem solicitação dos clientes, o que caracterizaria venda casada. A reunião será no Plenarinho II, às 10 horas.

Já a Comissão Extraordinária de Acompanhamento da Reforma Política recebe os prefeitos das principais cidades do interior do Estado para debater a reforma política em discussão no Congresso Nacional. Será o sétimo encontro da comissão, que pretende elaborar propostas a serem encaminhadas ao Congresso, com sugestões de Minas Gerais para o novo sistema eleitoral a ser implantado no País. A reunião começa às 16 horas, no Plenarinho IV.

Comissão discute julgamento de crimes da ditadura

Outras três reuniões com convidados acontecem na quarta-feira (4). Às 9 horas, no Auditório, a Comissão de Direitos Humanos dá continuidade ao debate sobre a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre os desaparecidos políticos da Guerrilha do Araguaia. A corte determinou que os responsáveis pelos assassinatos de guerrilheiros comunistas sejam julgados e punidos. A reunião acontece a requerimento dos deputados Durval Ângelo e Sargento Rodrigues (PDT), e começa às 9 horas, no Auditório.

A Comissão de Administração Pública recebe sindicalistas e representantes do Governo do Estado para debater a efetiva implementação do piso nacional dos trabalhadores em educação em Minas Gerais. O deputado Rogério Correia (PT) convocou a reunião após decisão do Supremo Tribunal Federal vedando a incorporação de gratificações pessoais para a composição do piso salarial. A reunião será no Plenarinho IV, a partir das 14 horas.

A criação do Programa Estadual de Capacitação e Qualificação Social e Profissional é o tema da audiência que a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social promove às 14h30, no Plenarinho I. A deputada Rosângela Reis (PV), que solicitou o debate, é autora de projeto de lei que trata desse programa, que visa a integrar as ações da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego com universidades e outros órgãos governamentais.

Campanha de desarmamento é tema de audiência

A programação de quinta-feira (5) prevê a realização de duas audiências públicas e uma visita. As Comissões de Segurança Pública e de Direitos Humanos fazem nova reunião conjunta, desta vez para discutir a Campanha de Entrega Voluntária de Armas e Munições, idealizada pela Rede Desarma Brasil. O objetivo do deputado Durval Ângelo, que solicitou a reunião, é apresentar os resultados das campanhas de desarmamento anteriores e discutir a campanha deste ano, que começa no sexta-feira (6).

A Comissão de Administração Pública, que se reúne às 14 horas, no Plenarinho IV, recebe bombeiros e policiais militares, que vão apresentar sua pauta de reivindicações. A intenção do deputado Sargento Rodrigues, autor do requerimento da reunião, é saber as demandas dos servidores das duas corporações, para depois encaminhá-las ao Governo do Estado. Já a Comissão de Esporte visita, às 14h30, o Estádio do Mineirão para conhecer o andamento das obras de adequação da arena para a Copa do Mundo de 2014. O requerimento é de autoria do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT).

Aumento da violência leva comissão ao Sul de Minas

Na sexta-feira (6), acontecem duas reuniões fora da Capital. A Comissão de Segurança Pública vai a Passos (Sul de Minas) para discutir o aumento da criminalidade na região. Nos primeiros quatro meses deste ano, já foram registrados 14 assassinatos na cidade. A audiência será na Câmara Municipal, a partir das 9 horas, e foi solicitada pelo deputado Cássio Soares (PRTB).

Em Caeté (Região Metropolitana de Belo Horizonte), a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas discute a viabilidade de construção de trevos na BR-381 para acesso à Serra da Piedade, aos distritos de Roças Novas e Penedia, à Fazenda do Estado e ao Condomínio Quintas da Serra. A reunião, solicitada pelo deputado Célio Moreira (PSDB), será às 14 horas, na Capela da Penha, que fica no distrito de Penedia.

Homenagem - Na segunda-feira (2), às 20 horas, acontece Reunião Especial de Plenário em homenagem ao centenário de emancipação política de Contagem (RMBH), a requerimento do deputado Durval Ângelo.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715