Instalada Frente Parlamentar pelo cooperativismo

Influenciar políticas econômicas para o setor agropecuário e discutir a questão tributária são os principais desafios...

14/04/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 
 

Instalada Frente Parlamentar pelo cooperativismo

Influenciar políticas econômicas para o setor agropecuário e discutir a questão tributária são os principais desafios citados pelo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop MG) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Antônio Carlos Arantes (PSC), durante a instalação do movimento, nesta quinta-feira (14/4/11), em solenidade no Salão Nobre da instituição. A frente tem caráter suprapartidário e 64 deputados aderiram a ela para a gestão 2011-2015.

O evento contou com a participação de lideranças do setor cooperativista, parlamentares e representantes do poder público. O presidente da Frencoop, Antônio Carlos Arantes, lembrou sua vinculação à Cooxupé e à Cooparaíso, que congregam produtores de café em Guaxupé e São Sebastião do Paraíso.

O presidente do sistema Ocemg/Sescoop (Organização das Cooperativas do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais), Ronaldo Scucato, entregou um documento com reivindicações do setor, que será analisado pela frente em seu período de funcionamento.

A Frencoop foi instalada pela primeira vez em 1997, e o presidente foi o deputado Romeu Queiroz (PSB). Durante a apresentação das ações da frente desde sua criação, o assessor técnico, Wagner Dias, destacou a Lei 15.075, de 2004, que institui a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, e a participação para a elaboração do decreto 44.009, de 2005, que regulamenta a política para o setor. Além disso, a Frencoop conseguiu inserir o cooperativismo na comissão permanente de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, por meio de resolução editada em 2005.

Integrantes - Além do deputado Antônio Carlos Arantes, a Frencoop tem a participação dos parlamentares Anselmo José Domingos (PTC), 1º-vice-presidente; Fabiano Tolentino (PRTB), 2º-vice-presidente; Doutor Viana (DEM), coordenador-geral; José Henrique (PMDB), coordenador do ramo de crédito; Rômulo Viegas (PSDB), coordenador do ramo saúde; Romel Anízio (PP), coordenador do ramo agropecuário; Bosco (PTdoB), coordenador do ramo educacional; Tiago Ulisses (PV), coordenador do ramo consumo; e as deputadas Rosângela Reis (PV), coordenadora do ramo de trabalho; Liza Prado (PSB), coordenadora de infraestrutura; e Luzia Ferreira (PPS), coordenadora dos ramos mineral, turismo e especial (de cooperativas que reúnem pessoas com deficiência).

Títulos - A frente criou, nesta edição, os títulos de presidentes e conselheiros de honra. O deputado estadual Romeu Queiroz e os deputados federais Domingos Sávio (PSDB) e Paulo Piau (PMDB) são os presidentes de honra. Já o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles (DEM), e Silas Brasileiro (PMDB) integram o Conselho de Honra.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715