Comissão de Política Agropecuária aprova quatro audiências públicas

Parlamentares da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovar...

23/03/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Comissão de Política Agropecuária aprova quatro audiências públicas

Parlamentares da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovaram na tarde desta quarta-feira (23/3/11) quatro requerimentos para a realização de audiências públicas. Em pauta, assuntos como licenciamento ambiental da agricultura familiar e incentivo à produção de álcool e cachaça.

O primeiro requerimento é de autoria dos deputados Rogério Correia e Paulo Guedes, ambos do PT. Os dois parlamentares solicitam audiência pública conjunta com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para obter esclarecimentos sobre as regras de licenciamento ambiental de estabelecimentos rurais, referentes às atividades da agricultura familiar.

O deputado Fabiano Tolentino (PRTB) é o autor do requerimento propondo discutir a possibilidade de mudança do Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte. Ele destacou a pertinência do debate, no momento em que o assunto vem sendo ventilado em razão do crescimento da região onde o atual parque está instalado, e considerando a necessidade de se ter um lugar adequado para a realização de exposições agropecuárias.

A proposta de realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização para discutir as possibilidades de implementação de polo agroindustrial em Nepomuceno (Sul de Minas) foi apresentada em requerimento do deputado Fred Costa (PHS).

Já o deputado Tenente Lúcio (PDT) assina o requerimento de audiência pública conjunta com a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, em Nova União (Região Central do Estado), para discutir a implantação do projeto piloto do Programa Mineiro de Álcool, Leite e Cachaça (Promalc).

O parlamentar justifica a implantação da unidade experimental em Nova União em face da boa infraestrutura das propriedades rurais locais e da sensibilização do município. Ele lembra que o Promalc foi objeto de emenda de sua autoria aprovada durante a discussão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) no final do ano passado, tendo como órgão executor a Emater-MG.

Convênio - O presidente da comissão, deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), aproveitou a reunião para comentar a assinatura de convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal para a implantação de uma fábrica de amônia em Uberaba (Triângulo Mineiro). Ele elogiou a parceria entre as duas instâncias de governo e creditou o sucesso do empreedimento ao empenho do governador Antonio Anastasia e à sensibilidade da presidente Dilma Roussef.

O parlamentar elogiou também o projeto Bolsa Verde, do Governo do Estado, de incentivo aos agricultores que preservam o meio ambiente, e fez referência ao Dia Internacional da Água, celebrado na última terça-feira (22), destacando a necessidade de se preservar os mananciais do Estado e do País. Outros parlamentares presentes, como Fabiano Tolentino (PRTB) e Romel Anízio (PP), também comentaram a importância de se racionalizar o uso da água, com foco no desenvolvimento sustentável.

Presenças - Deputados Antônio Carlos Arantes (PSC), presidente; Fabiano Tolentino (PRTB), vice; Romel Anízio (PP), Rômulo Viegas (PSDB), Rogério Correia (PT) e Tenente Lúcio (PDT).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715