TV Assembleia e TV Câmara assinam convênio para canal digital

A importância das TVs legislativas para o fortalecimento da democracia foi destacada nesta quarta-feira (22/12/10), d...

22/12/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 
 

TV Assembleia e TV Câmara assinam convênio para canal digital

A importância das TVs legislativas para o fortalecimento da democracia foi destacada nesta quarta-feira (22/12/10), durante a solenidade de assinatura do convênio entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Câmara dos Deputados para implantação do canal de transmissão digital em Belo Horizonte. O convênio integra as ações do projeto de modernização da TV Assembleia previsto no Direcionamento Estratégico do Legislativo Mineiro 2010/2020 e garante a entrada da emissora na era digital, enquanto a TV Câmara poderá expandir sua atuação na capital mineira.

O termo de cooperação técnica prevê o compartilhamento de um canal entre os dois veículos. Por ser digital, o canal vai permitir a transmissão simultânea de programações distintas. De acordo com o convênio, a TV Câmara ficará responsável pela licitação e aquisição dos equipamentos para a implementação da TV digital, o que deve acontecer no segundo semestre de 2011. Em contrapartida, a TV Assembleia já garantiu a torre e o abrigo para instalação dos equipamentos. A TV Câmara e a TV Assembleia vão operar nos canais 61-1 e 61-2, respectivamente.

O presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), destacou que esse tipo de convênio é uma conquista da democracia, favorecendo a transparência e o conhecimento do cidadão sobre o processo legislativo. Ele também destacou que a Assembleia de Minas tem muita consciência da importância das ferramentas de comunicação para a interlocução com a sociedade e vem fazendo importantes investimentos nessa área. O presidente ainda mencionou que o principal legado de sua administração é o Direcionamento Estratégico, que tem a força de um compromisso construído e assumido coletivamente, com o engajamento de todos.

O 1º-secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, deputado federal Rafael Guerra (PSDB-MG), manifestou sua satisfação com o convênio e ressaltou que a TV digital vai facilitar a aproximação com o telespectador e dar mais motivação para o cidadão assistir aos canais legislativos. "O Poder Legislativo precisa ser conhecido e valorizado como guardião da democracia", afirmou, lembrando que os deputados são os representantes que estão mais perto dos cidadãos.

Vídeos - Durante a solenidade foi exibido um vídeo com explicações sobre a transmissão digital da TV Assembleia e da TV Câmara e um trailler do primeiro documentário da série "Minas é muitas", que estreia em fevereiro de 2011.

Compuseram a mesa da solenidade, além do presidente Alberto Pinto Coelho e do deputado federal Rafael Guerra, o 3º-vice-presidente da ALMG, deputado Weliton Prado (PT), o secretário-geral da Mesa, José Geraldo de Oliveira Prado; e o diretor-geral, Eduardo Vieira Moreira. Também participaram da cerimônia os deputados Gil Pereira (PP), Célio Moreira (PSDB) e Carlin Moura (PCdoB), além de servidores da TV Assembleia e da Rádio Assembleia, diretores e gerentes da ALMG e técnicos da Câmara dos Deputados.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715