Secretaria de Turismo faz balanço positivo dos últimos quatro anos

Representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) participaram, na tarde desta quarta-feira (15/12/10), de re...

15/12/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Secretaria de Turismo faz balanço positivo dos últimos quatro anos

Representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) participaram, na tarde desta quarta-feira (15/12/10), de reunião da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e fizeram um balanço dos resultados alcançados durante a gestão 2007-2010.

Para a superintendente de Políticas do Turismo da Setur, Jussara Rocha, foram significativos os resultados alcançados, embora ainda exista muita coisa a ser feita. Ela lembrou da importância do trabalho coordenado entre os diversos atores da área de turismo e destacou a opção de descentralizar a gestão do turismo no Estado, fortalecendo parcerias e multiplicando as possibilidades de investimento no setor.

Outro ponto positivo abordado pela superintendente é o alcance da competitividade de destinos em Minas, além do aumento da qualificação e profissionalização na rede de serviços prestados. Na opinião de Jussara, os resultados são fruto de uma gestão eficiente e do reconhecimento da relevância do setor turístico. "É o entendimento de que o turismo é um segmento econômico que gera emprego e renda, além de valorizar a cultura", afirmou.

Resultados - Dentro do macroprograma de regionalização do turismo, Jussara apresentou alguns resultados, como a consolidação de 46 associações de circuitos turísticos, que participam ativamente da Política Estadual de Turismo; a consolidação de 22 destinos indutores do desenvolvimento regional, com a elaboração de estudos de competitividade turística; a transição do Fórum Estadual de Turismo para o Conselho Estadual de Turismo, fortalecendo o processo de gestão descentralizada; a inclusão do critério "Turismo" na distribuição de recursos do ICMS para os municípios; além de realização de parcerias com a Organização Mundial de Turismo (OMT).

No macroprograma de informações e estudos turísticos, destacam-se os mais de 20 mil atendimentos feitos nos postos de informação turística da Setur, além da realização de pesquisas com o intuito de levantar o perfil do turista que visita o Estado, bem como para verificar as suas tendências de consumo.

Outros resultados alcançados pela Setur e que foram apontados por Jussara são a captação para Belo Horizonte de quatro voos diretos internacionais, por meio do Programa Decola Minas; a elaboração de 12 novos roteiros e 68 novas atividades para diversificação da oferta turística na região do Circuito das Águas; a participação da secretaria em eventos nacionais e internacionais com o objetivo de apoiar a comercialização de destinos turísticos mineiros; a implantação de 811 placas de sinalização turística rodoviária; e a realização de investimentos de mais de 120 milhões de reais no Vale do Jequitinhonha, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste.

O subsecretário-adjunto de Estado de Turismo, Maurílio Soares Guimarães, bem como o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), ressaltaram o trabalho da secretária Érica Drumond que, na opinião de Maurílio, "mudou a história do turismo em Minas Gerais".

Presenças - Deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que presidiu a reunião.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715