Medalha do Mérito Legislativo será entregue na quinta a 200 pessoas

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza na quinta-feira (11/11/10), às 10 horas, a entrega da Medalha do Mér...

04/11/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Medalha do Mérito Legislativo será entregue na quinta a 200 pessoas

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza na quinta-feira (11/11/10), às 10 horas, a entrega da Medalha do Mérito Legislativo a 200 agraciados. A solenidade será no Expominas de Belo Horizonte - Arena Multiuso (Avenida Amazonas, 6.030 - Gameleira) e tem o objetivo de homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado por serviços prestados ou méritos excepcionais.

O tema da cerimônia deste ano busca inspiração na trajetória política de Tancredo Neves junto à consolidação da democracia no Brasil. Em homenagem ao político que completaria 100 anos em 2010, a medalha entregue aos agraciados será cunhada com uma foto de Tancredo, destacando a inscrição de seu centenário. O orador oficial da solenidade será o ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga. Também o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), discursa na cerimônia.

Além da medalha, os agraciados recebem diplomas assinados pelo presidente da Assembleia e pelo deputado Dinis Pinheiro, que é secretário do Conselho da Ordem - formado pelos membros da Mesa, pelas lideranças da Maioria e da Minoria e pelos ex-presidentes da ALMG que estejam no efetivo exercício do mandato de deputado estadual. As medalhas são concedidas mediante proposta do Conselho da Ordem, que é dirigido pelo presidente da ALMG.

A Ordem do Mérito Legislativo foi criada pela Resolução 2.778, de 1982, e é concedida nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito

* Grande Mérito: destinado a soberanos, chefes de Estado, chefes de governo e seus sucessores imediatos; governadores; vice-governadores; presidente da Assembleia Legislativa do Estado; presidente do Supremo Tribunal Federal; presidente do Tribunal de Justiça do Estado; presidente da Câmara dos Deputados; presidente do Senado Federal; ministros de Estado e outras personalidades de hierarquia equivalente;

* Mérito Especial: destinado aos membros da Mesa e a deputados estaduais; secretários de Estado; senadores; deputados federais; ministros de Tribunais Superiores; presidentes de Tribunais; desembargadores; generais; embaixadores; enviados extraordinários; ministros; reitores; cientistas e outras personalidades de hierarquia equivalente;

* Mérito: destinado a cônsules; magistrados; membros do Ministério Público; militares; professores; escritores; funcionários públicos; desportistas e outras personalidades de hierarquia equivalente.

TV Assembleia - O evento da Ordem do Mérito Legislativo será transmitido ao vivo pela TV Assembleia e pelo site www.almg.gov.br.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715