TV Assembleia faz cobertura completa das Eleições 2010

A TV Assembleia faz, no fim de semana, a cobertura especial das Eleições 2010. A programação começa no sábado (2/10/1...

30/09/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

TV Assembleia faz cobertura completa das Eleições 2010

A TV Assembleia faz, no fim de semana, a cobertura especial das Eleições 2010. A programação começa no sábado (2/10/10), ocupa toda a grade de horários do domingo (3), dia da votação, e prossegue na segunda-feira (4). Além dos programas que vão discutir assuntos relacionados às eleições, a TV Assembleia vai apresentar, no domingo, boletins ao vivo com notícias sobre a votação e, a partir das 17h, vai acompanhar os resultados da apuração.

As edições especiais dos programas Mundo Político, Panorama, Sala de Imprensa, Via Justiça e Tribuna Livre contarão com a participação de cientistas políticos, jornalistas, historiadores, economistas, educadores, estatísticos, executivos de institutos de pesquisa e representantes da sociedade civil. Em pauta, assuntos como a situação de Minas no cenário político nacional, o papel da participação popular, o voto dos jovens, o projeto "Ficha Limpa" e os resultados das pesquisas eleitorais.

Nos boletins ao vivo, que começam às 7h30 do domingo, o telespectador poderá acompanhar o voto das principais autoridades do Estado, a movimentação dos eleitores e as principais ocorrências relativas às eleições. A partir das 17h, horário de encerramento da votação, a TV Assembleia vai apresentar a apuração dos votos para todos os cargos em disputa.

De acordo com o diretor de Rádio e Televisão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Rodrigo Lucena, a cobertura da TV combina dois aspectos, o analítico e o factual, ou seja, vai analisar o processo eleitoral e trazer informações ágeis e atualizadas sobre a votação. "A TV Assembleia é pioneira em Minas nessa dedicação integral da grade de programação à cobertura das eleições", afirma Lucena. Desde 1998, a TV Assembleia cobriu todas as eleições brasileiras, inclusive as municipais.

Parcerias - O diretor de Rádio e Televisão da ALMG destaca também as parcerias que vão incrementar a programação especial da TV. A emissora vai fornecer e receber informações das TVs da Câmara Municipal de Belo Horizonte, da Câmara dos Deputados, do Senado e das assembleias legislativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro e Ceará. As parcerias incluem a Rede Minas de Televisão e 60 emissoras de rádio de todo o País.

A cobertura especial envolve 142 profissionais da TV Assembleia, além dos comentaristas convidados Carlo Menezes, Orion Teixeira e Rubem Ur.

Confira a programação:

Sábado

A partir das 8h - reportagens e flashes sobre as eleições.

19h30 - Repórter Assembleia.

20h - Mundo Político especial.

Domingo

Durante toda a programação - Boletim das Eleições ao vivo.

7h30 - Pronunciamento do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Kildare Carvalho.

7h35 - Mundo Político especial.

8h30 - Panorama especial sobre o voto dos jovens, com o educador Marcos Donizetti e o professor Geraldo Leão.

9h30 - Via Justiça especial.

10h30 - Sala de Imprensa especial com os jornalistas Luiz Carlos Bernardes, João Gualberto Jr. e Alex Capella.

11h30 - Tribuna Livre sobre a força do voto, com os advogados Édmo Luiz da Cunha e Edilene Lobo e o coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Anivaldo Matias.

13h - Tribuna Livre sobre participação popular e representatividade, com os cientistas políticos Cláudia Faria e Pedro Mundim, o coordenador pedagógico da Escola do Legislativo da ALMG, Guilherme Wagner, e a consultora da ALMG Regina Magalhães.

14h - Tribuna Livre sobre o projeto "Ficha Limpa", com o padre Ademir Ragazzi, o professor Bruno Burgarelli, o cientista político Fernando Filgueiras e o consultor da ALMG Wladimir Rodrigues.

15h - Tribuna Livre sobre a situação de Minas no cenário político nacional, com os cientistas políticos Luís Aureliano Gama de Andrade e Pedro Parizzi, o reitor da UFMG e economista Clélio Campolina e o historiador Rodrigo Patto Sá Motta.

16h - Tribuna Livre sobre pesquisas eleitorais, com o advogado Silvan Pelágio, o estatístico Helinton André Lopes Barbosa, a historiadora Regina Helena Alves e a cientista política Helcimara de Souza Telles.

A partir das 17h - Boletim das Eleições especial com resultados da apuração.

Segunda-feira

Durante toda a programação - Boletim das Eleições ao vivo

11h - Tribuna Livre sobre a relação entre os poderes Legislativo e Executivo.

13h30 - Repórter Assembleia.

19h30 - Repórter Assembleia.

22h - Mundo Político especial.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715