Assembleia acompanha realização das eleições no próximo dia 3

A exemplo do que ocorreu em eleições anteriores, também em 2010, no próximo dia 3 de outubro, a Assembleia Legislativ...

21/09/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Assembleia acompanha realização das eleições no próximo dia 3

A exemplo do que ocorreu em eleições anteriores, também em 2010, no próximo dia 3 de outubro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai acompanhar a realização das eleições em Belo Horizonte e em todo o Estado. Além da cobertura jornalística da TV Assembleia e da Assessoria de Imprensa, a ALMG vai acompanhar e divulgar a apuração dos resultados, atuando como parceira oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na tarde desta terça-feira (21/9/10), servidores dos gabinetes participaram, no Teatro, de uma reunião com equipes das áreas administrativas para conhecerem os detalhes dos setores envolvidos com o trabalho.

A partir das 17 horas, no dia 3, a Assembleia estará aberta ao público em geral, que poderá ter acesso aos boletins gerados pelo programa Divulga, do TSE. A expectativa do TRE é que os primeiros boletins em Minas Gerais comecem a ser divulgados cerca de 20 minutos após o encerramento da votação e que, já no fim da noite, a apuração esteja concluída para quase todos os municípios. A apuração deve atingir os 100% na madrugada de segunda-feira, dia 4. Em relação à votação para presidente, os resultados só começarão a ser divulgados depois das 18 horas, devido ao fuso horário do Acre.

No portal da ALMG (www.almg.gov.br), serão publicadas, ao longo do dia, notícias sobre o pleito e, à medida que os resultados proporcionais se consolidarem, serão divulgados os nomes e perfis dos 77 deputados estaduais eleitos para a 17ª Legislatura.

Atendimento ao cidadão

No domingo (3), a partir de 17 horas, começa a funcionar o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), que fica no Hall Administrativo do Palácio da Inconfidência (entrada da Rua Rodrigues Caldas). Uma equipe de servidores vai estar à disposição para emitir, presencialmente ou por telefone, boletins parciais de apuração dos votos, de acordo com as possibilidades oferecidas pelo programa Divulga, do TSE.

Na entrada, será montado um pequeno auditório, com telão, dois aparelhos de TV e mesas de apoio. Haverá ainda rede para conexão à internet, sem fio, que poderá ser acessada pelos cidadãos ou assessores de parlamentares, e um segundo telão, no Teatro da Assembleia. O CAC fornecerá as informações sobre o resultado das eleições até 6 de outubro.

TV Assembleia - As equipes da TV Assembleia farão um trabalho especial para cobertura das eleições. Cerca de 200 pessoas estarão envolvidas. Foram escalados 142 profissionais, responsáveis pela transmissão ao vivo pelo canal 11 da rede a cabo, durante todo o dia da eleição. A TV Assembleia terá a colaboração de duas equipes da TV Câmara de Belo Horizonte, além de uma parceria com a Rede Minas para troca de conteúdos.

A programação especial no domingo, dia 3, começa às 7h30, ao vivo, e prossegue até o fim da apuração. Estarão nas ruas 12 equipes de reportagem da TV Assembleia e duas equipes da TV Câmara de Belo Horizonte. A partir das 17h30, horário provável do início da apuração para os cargos proporcionais, a TV Assembléia passa a divulgar os números oficiais do TSE.

Além dos flashes, serão exibidos, sempre ao vivo, o programa Tribuna Livre em cinco edições sobre os seguintes temas: "A força do voto"; "Participação popular e representatividade"; "Ficha Limpa: um novo paradigma"; "Minas no cenário político nacional"; e "Pesquisas eleitorais". Também vão ao ar o Panorama, com o tema "Os jovens e o voto"; e o programa Sala de Imprensa, analisando as manchetes dos principais jornais do dia.

A TV Assembleia terá também a parceria de 57 rádios de capitais, uma do Distrito Federal e de 30 rádios de macrorregiões mineiras, fornecendo boletins ao vivo sobre o andamento das eleições em Minas e no Brasil. Atualmente, cerca de 230 cidades mineiras recebem o sinal da TVA.

Confira a programação completa para os dias 2, 3 e 4 de outubro

Sábado - 2 de outubro de 2010

8 horas: a partir desse horário, flashes ao vivo ao longo do dia

19h30: Repórter Assembleia (ao vivo)

20h: Mundo Político Especial (gravado)

Domingo - 3 de outubro de 2010

7h30: Boletim das Eleições (ao vivo) - uma edição ao vivo a cada 15 minutos

7h35: Mundo Político Especial (gravado)

8h: Boletim Educativo sobre Eleições (ao vivo)

8h30: Panorama Especial (ao vivo) - tema: Os jovens e o voto

9h30: Via Justiça Especial (gravado) - tema: Judicialização da campanha

10h30: Sala de Imprensa Especial (ao vivo) - tema: análise das manchetes dos jornais do dia

11h30: Tribuna Livre (ao vivo) - tema: A força do voto

12h30: Boletim das Eleições (ao vivo)

13h: Tribuna Livre (ao vivo) - tema: Participação popular e representatividade

14h: Tribuna Livre (ao vivo) - tema: Ficha Limpa - um novo paradigma

15h: Tribuna Livre (ao vivo) - tema: Minas no cenário político nacional

16h:Tribuna Livre (ao vivo) - tema: Pesquisas eleitorais

17h até o encerramento da apuração: Boletim das Eleições (ao vivo)

Segunda-feira - 4 de outubro de 2010

8h: Boletim das Eleições (ao vivo) - várias edições ao longo dia com notícias e entrevistas com candidatos eleitos

Reprise dos programas Tribuna Livre (gravado)

10h30: Tribuna Livre (ao vivo) - tema: Relação Executivo e Legislativo

13h30: Repórter Assembleia 1ª Edição (ao vivo)

Reprise dos programas Tribuna Livre (gravado)

19h30: Repórter Assembleia 2ª Edição (ao vivo)

22h: Mundo Político (gravado)

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715