Expansão do metrô e alternativas de transporte coletivo são defendidas

A expansão do metrô, viabilizado por financiamentos; alternativas como o transporte rápido de ônibus (BRT) e os veícu...

25/08/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 
 

Expansão do metrô e alternativas de transporte coletivo são defendidas

A expansão do metrô, viabilizado por financiamentos; alternativas como o transporte rápido de ônibus (BRT) e os veículos leves sobre trilho (VLT), considerando-se o impacto ambiental dessas modalidades. Essas foram algumas medidas defendidas pelo 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado José Henrique (PMDB), no Plenário, na tarde desta quarta-feira (25/8/10). Ele representou o presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), na abertura do Ciclo de Debates "Desafios da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte", evento que será concluído nesta quinta-feira (26).

Segundo José Henrique a viabilização dessa alternativas de transporte coletivo na RMBH "são de vital importância para um dos maiores aglomerados urbanos da América Latina, concentrando um quarto dos habitantes do Estado, que responde por 40% da economia mineira". Para José Henrique, o grande crescimento da frota motorizada, provocando lentidão e ameaça de um apagão no trânsito, aliado à proximidade da Copa de 2014, demanda um conjunto de ações consorciadas que ofereçam soluções abrangentes, equilibradas e justas para a população. E nessa perspectiva, completa o parlamentar, o ciclo de debates busca reunir gestores públicos, especialistas e sociedade civil visando à troca de saberes e experiências, para superar os desafios da mobilidade urbana.

Também referindo-se à lentidão no trânsito na Capital, o deputado Carlin Moura, coautor do requerimento pelo ciclo de debates, falou da situação por que passou na manhã desta quarta-feira. "Cheguei atrasado hoje aqui à Assembleia, porque na Avenida Amazonas os carros não andam! E como vai ser então, daqui a 5, 10 anos?", questionou. Ele agradeceu a parceria das entidades para a organização do ciclo.

Soluções - Na avaliação de Carlin, as soluções para os atuais problemas de mobilidade passam por três caminhos: a integração de todos os envolvidos no assunto - poder público, setor privado e população; a busca de soluções de curto, médio e longo prazos; e mecanismos de financiamento, de modo que o setor público, principalmente, faça pesados investimentos no transporte. De acordo com o deputado, o Brasil investiu muito para atrair a indústria automobilística, hoje um setor pujante no País, só que as vias não se adequaram ao enorme fluxo de veículos, resultante desse investimento.

Copa do Mundo - A deputada Maria Tereza Lara (PT), coautora do requerimento pelo evento, também defendeu a expansão do metrô, como forma de preparar a cidade não apenas para a Copa do Mundo de 2014, mas para as próximas gerações. Ela disse esperar que o ciclo de debates traga um diagnóstico do transporte atual e que sejam dados passos para se avançar nesse setor, com o objetivo de trazer uma qualidade de vida melhor para todos.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715