Escola do Legislativo abre inscrições para especialização

A Escola do Legislativo, órgão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, abre nesta segunda-feira (19/7/10), as insc...

16/07/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Escola do Legislativo abre inscrições para especialização

A Escola do Legislativo, órgão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, abre nesta segunda-feira (19/7/10), as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização "Poder Legislativo e Políticas Públicas". O curso integra o Programa de Pós-Graduação da Assembleia, cujas aulas terão início em 24 de setembro, estendendo-se até março de 2012. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de agosto, pessoalmente na escola, avenida Olegário Maciel 2.161 - Lourdes - Belo Horizonte. Informações no site (www.almg.gov.br/escola), ou pelo telefone (31) 2108 3400.

O edital poderá ser consultado no mesmo endereço eletrônico ou pessoalmente, além da ficha de inscrição e do projeto do curso. A especialização será a primeira certificada pela própria Escola do Legislativo, que recebeu o credenciamento para certificação de pós-graduação latu sensu do Conselho Estadual de Educação no último dia 8. São 40 vagas, sendo 25 para servidores da ALMG e 15 para o público externo. Ao efetuar a inscrição no processo seletivo, além do preenchimento da ficha de inscrição, o candidato deverá apresentar cópia de documento de identidade, breve currículo profissional, a justificativa da importância do curso para o desempenho de suas atividades profissionais (em, no máximo, duas laudas) e a proposta de investigação, que poderá ser entregue separadamente, até a data limite de 13 de agosto. As aulas serão ministradas às sextas-feiras e durante uma semana, com horário concentrado, na segunda quinzena dos meses de janeiro e julho de 2011 e janeiro de 2012.

Processo de seleção - O processo de seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira, com o objetivo de avaliar a capacidade de interpretação e de produção de texto dissertativo dos candidatos, será uma prova escrita, a ser realizada no dia 20 de agosto, na Escola do Legislativo. A prova terá questões acerca do texto "As Metamorfoses do Governo Representativo", de Bernard Manin, que está disponível na internet .

A segunda etapa será de análise da proposta de investigação, com o tema de pesquisa que irá desenvolver ao longo do curso. O resultado do processo seletivo deverá ser divulgado no dia 10 de setembro, sendo que as matrículas deverão ser efetuadas no período de 13 a 17 de setembro de 2010. A matrícula dos aprovados ocorrerá de 13 a 17 de setembro de 2010.

O curso é composto de 14 disciplinas, com professores externos, de universidades mineiras ou servidores do Congresso Nacional, e professores internos, servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Entre as disciplinas do curso, constam: Teoria democrática, representação e participação política; Constituição democrática e política; Reforma do Estado e serviço público; Sistema eleitoral e partidário; Língua, Estado e sociedade: relações e conceitos; parlamento e políticas públicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715