Presidente da CNTur prevê mais 50 anos para consolidação do setor

O presidente da Confederação Nacional de Turismo, Nelson de Abreu Pinto, recebeu, na noite da última quinta-feira (1/...

01/07/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Presidente da CNTur prevê mais 50 anos para consolidação do setor

O presidente da Confederação Nacional de Turismo, Nelson de Abreu Pinto, recebeu, na noite da última quinta-feira (1/7/10), em solenidade no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais, outorgado pelo governador Antonio Anastasia, atendendo a requerimento do deputado Tenente Lúcio (PDT), que presidiu a homenagem.

Abreu pinto é paulistano, advogado, foi juiz desembargador do trabalho e administra dois importantes restaurantes na capital paulista, herdados de seus pais, o Villa Távola e o Guanabara. Segundo o deputado Tenente Lúcio, "sempre teve um caráter obstinado e combativo, e por isso foi considerado um visionário, um idealista utópico, mas sempre voltou seus esforços para os interesses legítimos do setor turístico, enxergando-o como um dos principais vetores do desenvolvimento do Brasil".

Tanto o deputado como o homenageado relataram aspectos épicos da luta pela criação das entidades do turismo que culminaram com a Confederação, a qual recebeu do ministro do Trabalho, Carlos Luppi, em janeiro de 2009, a sua carta sindical. Abreu Pinto exerce cargos em dezenas de entidades de turismo, bares, restaurantes em São Paulo, no Brasil e no exterior, e fez questão de elogiar pessoalmente dezenas de líderes que contribuíram para que ele chegasse ao posto máximo da CNTur.

Em seu discurso, o novo cidadão honorário disse que sempre vem a Minas para energizar-se espiritualmente. Traçou um panorama das atrações turísticas do Estado, entre as quais o acervo barroco, os roteiros da Estrada Real, o circuito das águas e o das grutas. Também enalteceu os valores políticos surgidos em Minas, destacando o ex-presidente Itamar Franco, que foi o primeiro a dar status ministerial ao turismo, e manifestou seu desejo de trabalhar mais 50 anos para consolidar as conquistas do turismo brasileiro.

"Ser cidadão honorário de Minas não é apenas a maior honra já recebida por minha humilde pessoa. É me elevar a um estado de graça, é fazer parte dessa irmandade de um estado repleto de cabeças políticas e intelectuais que formataram a história republicana e nos deram o ar de liberdade que hoje respiramos", discursou.

CNTur espera que Lula crie Senatur

Abreu Pinto anunciou sua expectativa de que o presidente Lula crie em breve o Serviço Nacional do Turismo (Senatur), uma entidade do Sistema S para apoiar o desenvolvimento do turismo, através de uma rede de 120 universidades e instituições de ensino, associada a 800 clubes esportivos para acolher 8 milhões de trabalhadores brasileiros e suas famílias.

Compuseram a Mesa, além dos citados, o secretário adjunto de Turismo, Maurílio Soares Guimarães; o chefe do Escritório de Representação do Governo de Minas em Brasília, Henrique Hargreaves; o deputado federal Mário Heringer; o presidente da Belotur, Júlio Ribeiro Pires; o vice presidente da ACMinas, Roberto Fagundes; o presidente da Confederação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, e a vereadora Maria Lúcia Scarpelli.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715