Políticos e empresários querem reforma do aeroporto de Formiga

A reforma do aeroporto de Formiga, no Centro-Oeste do Estado, foi a principal reivindicação de líderes políticos e em...

23/06/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Políticos e empresários querem reforma do aeroporto de Formiga

A reforma do aeroporto de Formiga, no Centro-Oeste do Estado, foi a principal reivindicação de líderes políticos e empresariais que participaram, nesta quarta-feira (23/6/10), de audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião, requerida pelo deputado Fábio Avelar (PSC), aconteceu na Câmara Municipal de Formiga, e teve como objetivo discutir o potencial turístico da região, sobretudo com vistas à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016, ambos no Brasil. A cidade é uma das 34 banhadas pelo Lago de Furnas, principal atração local.

O prefeito de Formiga, Aluísio Veloso da Cunha, disse que o aeroporto do município enquadra-se nos critérios para receber verbas do Proaero, programa estadual para adequação e melhoria de aeroportos locais e regionais. Cunha destacou que Formiga fica a cerca de meia hora de Belo Horizonte em transporte aéreo e que essa proximidade poderia ser explorada como ponto positivo a favor da cidade.

"O investimento vem pelo ar", acrescentou o vereador Gonçalo Faria, sobre a necessidade de reformar as instalações do local e ampliar a pista de pouso, a fim de facilitar a atração de novos recursos. O secretário-executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Fausto Costa, e o proprietário do Furnas Park, Paulo Alves, também disseram que as melhorias no aeroporto são prioritárias. "Temos de pensar grande. Poderíamos até receber jatos fretados com turistas para o Lago de Furnas", declarou Alves.

Na opinião do presidente da Associação Comercial e Industrial de Formiga, Remaclo José Antunes Couto, o apoio do poder público é fundamental para estimular o desenvolvimento do turismo na cidade: "Se houver disposição do governo, o restante será feito pelos empresários daqui. Formiga tem grandes empreendedores".

O gestor do Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas, Danilo Garcia, apontou outras necessidades da região, como o reforço na segurança de condomínios e áreas rurais em torno do Lago de Furnas. Ele defendeu também a elaboração de um plano de marketing para divulgar as atrações turísticas locais.

Além da proximidade com Furnas, os participantes da audiência pública destacaram mais pontos positivos de Formiga. De acordo com o vereador Mauro César de Sousa, a população local é conhecida por sua hospitalidade. O secretário-executivo da Alago, Fausto Costa, disse que o município dá exemplo em saneamento básico, com um aterro sanitário construído. Eles lembraram, ainda, que Formiga fica a pouco mais de 190 quilômetros de Belo Horizonte, o que facilita o deslocamento de turistas que visitam a Capital.

Para deputados, Copa e Jogos Olímpicos são oportunidades

Belo Horizonte será sede de um dos grupos da Copa e poderá receber, dois anos depois, parte das competições olímpicas. Para o deputado Fábio Avelar (PSC), estas são oportunidades únicas para atrair turistas a outras regiões de Minas Gerais. Ele disse, ainda, que as ações nesse sentido devem começar logo. "O tempo até a Copa parece longo, mas não é. O desafio é grande, mas o ponto inicial para enfrentar o desafio é o planejamento", disse o parlamentar. Fábio Avelar afirmou, ainda, que vai levar o resultado da reunião desta quarta-feira a órgãos dos governos Estadual e Federal.

O presidente da Comissão de Turismo, deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), concordou com o colega sobre o papel dos dois eventos esportivos no estímulo ao turismo no Estado. "Os jogos serão em Belo Horizonte, mas o turista nunca fica só nas cidades-sede do evento. Muitas vezes, ele se hospeda em outros locais e busca conhecer as atrações turísticas da região", afirmou.

No fim da audiência pública, Fábio Avelar apresentou dez requerimentos, que deverão ser votados em reuniões posteriores. A comissão requer o envio de ofícios aos seguintes órgãos e autoridades: ao secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, solicitando melhorias no Aeroporto de Formiga; ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, pedindo obras na rodovia BR-354, que dá acesso ao Lago de Furnas; à Agência Nacional de Telecomunicações, solicitando providências para aprimorar os serviços de telefonia na região; aos secretários de Estado de Planejamento e Gestão e de Defesa Social, reivindicando a implementação do programa Patrulha Rural; à Secretaria de Estado de Turismo, pedindo melhorias na sinalização turística; à Polícia Militar, reivindicando a criação de um batalhão na cidade; ao Senac, solicitando a instalação de hotel-escola; à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão pedindo recursos para o tratamento de esgotos; e dois à Cemig, reivindicando a regularização do fornecimento de energia no distrito de Ponte Vila e o religamento de postes no Balneário Furnastur.

Outras reuniões - A reunião em Formiga integra um calendário de encontros que a Comissão de Turismo realiza pelo interior do Estado, com a finalidade de avaliar a preparação das cidades para a Copa e os Jogos Olímpicos. Os deputados já visitaram Ouro Preto, Serro e Santana dos Montes, as três na Região Central; Caxambu e Três Corações, no Sul do Estado; e Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. Também discutiram, na Capital, aspectos da preparação de Belo Horizonte para os dois eventos.

Presenças - Deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT), presidente da comissão; e Fábio Avelar (PSC).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715