BHTrans descarta ampliação do metrô para a Copa 2014

Apesar de reconhecer o metrô como solução para o problema do transporte coletivo de Belo Horizonte, a alternativa est...

26/05/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

BHTrans descarta ampliação do metrô para a Copa 2014

Apesar de reconhecer o metrô como solução para o problema do transporte coletivo de Belo Horizonte, a alternativa está fora dos planos para a Copa do Mundo de 2014, segundo o gerente da Coordenação de Mobilidade Urbana da BHTrans, Rogério Carvalho Silva. Ele foi um dos convidados da audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada nesta quarta-feira (26/5/10) para discutir futuras intervenções viárias na Capital.

Em vez do metrô, a aposta será no Bus Rapid Transit (BRT), sistema de corredores expressos de ônibus articulados em vias consideradas estratégicas da cidade. De acordo com o representante da BHTrans, devem ser levados em consideração até 2014 os custos da operação e da construção, além do tempo disponível para as obras, o que tornaria inviável a expansão do metrô. "Não adianta esperarmos mais 10 anos pelo metrô. Precisamos de uma solução urgente, e o BRT é uma alternativa concreta", afirmou.

Segundo Rogério Carvalho Silva, o BRT ficará 90% mais barato, e o sistema é capaz de transportar grande volume de passageiros com eficiência e conforto. "Haverá monitoramento eletrônico, que permitirá, por exemplo, o controle de tráfego de cada veículo. Assim, o passageiro saberá exatamente o tempo que falta para que sua condução chegue à estação, de onde o embarque será feito em nível", explicou. A intenção da Prefeitura é implantar o BRT nas Avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Carlos Luz.

Além do BRT, o diretor-operacional da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Roger Gama Veloso, informou aos deputados e convidados que outras obras viárias importantes serão feitas em Belo Horizonte para o Mundial de 2014, entre elas a Via 710, o alargamento da Avenida Pedro I, que exigirá a desapropriação de imóveis residenciais e comerciais ao longo da via, e o complexo da Abrahão Caram.

Engenheiro defende adoção de aeromóvel

Para o engenheiro e assessor da Presidência do Crea-MG, Odair Santos Júnior, o BRT pode causa impacto negativo nas avenidas já lotadas de veículos. Por isso, ele sugeriu a adoção do chamado aeromóvel, uma espécie de trem movido a ar que circula em elevados, semelhante a um monotrilho. "É uma solução fácil tecnicamente, ecológica, não exigiria desapropriações, ao custo de um terço do metrô. Outras cidades do mundo já estão usando com sucesso, inclusive Porto Alegre", explicou. A sugestão despertou a curiosidade dos deputados, e o engenheiro fez uma apresentação detalhada do projeto, mostrando imagens do sistema de transporte.

Futuro - O presidente da comissão, deputado Alencar da Silveira Jr (PDT), alertou para o fato de as soluções apresentadas não ficarem restritas ao período da Copa do Mundo. Segundo ele, elas devem ser para o futuro, a fim de que toda a população de Belo Horizonte seja beneficiada. O parlamentar sugeriu a realização de audiências pela Comissão de Transporte para tratar de novas tecnologias no setor de transporte público. Alencar da Silveira Jr. aproveitou ainda para mostrar imagens de como ficará o estádio do América, o Independência, que está passando por uma reformulação. "Depois de inaugurada, a arena multiuso oferecerá estrutura de Primeiro Mundo e será um legado para a cidade", disse.

O deputado Carlos Gomes (PT) mostrou-se confiante nas melhorias do transporte da Capital, mas alertou para o pouco tempo até a Copa, tendo em vista a dimensão e a complexidade das intervenções. "Sugiro que discussões como essa sejam feitas periodicamente para que a Assembleia acompanhe passo a passo a evolução dos trabalhos", opinou.

Opinião semelhante tem o deputado Eros Biondini (PTB), para quem a ALMG terá papel fundamental na intermediação de interesses entre os envolvidos no processo de reestruturação viária. "Eventos que atraem grandes multidões dão a chance de a cidade se preparar e se desenvolver. Sem mobilidade, não há como recebermos a Copa do Mundo. É preciso lembrar também que Belo Horizonte disputa a condição de sede da abertura", disse o parlamentar.

Presenças - Deputados Alencar da Silveira Jr (PDT), presidente; Eros Biondini (PTB), vice; e Carlos Gomes (PT).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715