Presidente prestigia entrega da Comenda Antônio Secundino

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), esteve na noite deste dom...

24/05/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Presidente prestigia entrega da Comenda Antônio Secundino

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), esteve na noite deste domingo (23/5/10) em Patos de Minas (Alto Paranaíba) para participar da entrega da Comenda Antônio Secundino de São José. Neste ano, foram homenageadas 11 personalidades, com destaque para o governador Antonio Anastasia. A honraria foi criada em 1991, originada de um projeto de lei de autoria do deputado Elmiro Nascimento (DEM), presidente do conselho-diretor da Comenda.

Em 18 anos de premiação, a Comenda já foi entregue a mais de 200 personalidades que se destacaram no desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente. A cerimônia de entrega da comenda, que faz parte do calendário oficial da Festa Nacional do Milho (Fenamilho), contou com a presença de várias autoridades, como secretários de Estado, deputados estaduais e federais, representantes das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, do Ministério Público, entre outras instituições.

A prefeita de Patos de Minas, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi, que é presidente de honra do Conselho Diretor da Comenda, foi quem fez a entrega da medalha ao governador. Ela lembrou que em 2010 se comemora o centenário de nascimento de Antônio Secundino, ano que também marca o centenário de outras duas grandes personalidades mineiras: Tancredo Neves e Chico Xavier. A prefeita descreveu a trajetória de Secundino, destacando o fato de ter fundado a Agroceres, empresa responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Evaristo José Caixeta, o trabalho realizado pelos agraciados é um motivo de orgulho. Ele disse que, a exemplo de Antônio Secundino, os homenageados são inovadores. Caixeta aproveitou para destacar o importante papel do agronegócio na economia brasileira.

O governador Antonio Anastasia considera que as personalidades escolhidas para receber a Comenda demonstram o "senso de justiça" do Conselho Diretor com relação àqueles que fizeram um trabalho relevante pelo setor agropecuário. Para o deputado Elmiro Nascimento, a homenagem representa um "reconhecimento público ao trabalho desenvolvido por homens e mulheres em prol da sociedade."

Homenageados - Além do governador Antonio Anastasia, receberam a Comenda Antônio Secundino de São José o vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, Affonso Damásio Soares; o vice-presidente da Cemil e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Cilas Pacheco; a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e professora associada do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras, Édila Vilela de Resende Von Pinho; o presidente da Cemil e membro do Conselho da Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida, João Bosco Ferreira; o doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em reprodução animal, José Monteiro da Silva Filho; o médico veterinário pela UFMG, Mário Nelson Pires de Morais; o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas, Pedro Francisco Ferreira; a especialista em Engenharia Ambiental pela Universidade da Espanha e coordenadora do projeto "Água é Vida", Regina Célia Greco Santos; o doutor em Genética e Melhoramentos pela Universidade Federal de Viçosa e pela Purdue University (EUA), Ricardo Frederico Euclydes; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Alair Barroso; o especialista em eucalipto, mestre em Genética e Melhoramentos pela Universidade Federal de Viçosa, Teotônio Francisco de Assis.

Comenda - A honraria é uma homenagem à memória do engenheiro agrônomo Antônio Secundino de São José, nascido no distrito de Santa Rita de Patos, hoje município de Presidente Olegário. Graduou-se em 1931, em Viçosa, e fez pós-graduação em Iwoa, Estados Unidos. Foi fundador da Agroceres, empresa que se destacou por introduzir o milho híbrido no Brasil. Foi também fundador e primeiro diretor do Instituto Agrícola de Maruípe, em Vitória. Foi professor assistente do Departamento de Agronomia e também chefe do Departamento de Genética, Experimentação e Biometria da Escola de Agricultura do Estado de Minas Gerais, em Viçosa. Foi secretário da Agricultura, Indústria e Comércio, Viação e Obras Públicas da Paraíba. Atuou também como assessor do Ministério da Agricultura durante a Segunda Guerra Mundial, foi técnico da General Mills Inc. do Brasil, entre outras atividades.

Presenças - Além do presidente da Assembleia, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), e do deputado Elmiro Nascimento (DEM), compareceram à cerimônia o 2º-secretário da Assembleia, deputado Hely Tarqüínio (PV), e os deputados Eros Biondini (PTB) e Chico Uejo (PSB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715