Câmaras têm até 2/8 para enviar propostas dos Parlamentos Jovens

As Câmaras parceiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no projeto Parlamento Jovem de Minas 2010 têm até o di...

10/05/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Câmaras têm até 2/8 para enviar propostas dos Parlamentos Jovens

As Câmaras parceiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no projeto Parlamento Jovem de Minas 2010 têm até o dia 2 de agosto para encaminhar os relatórios com as propostas aprovadas nos eventos municipais. O prazo anterior era 15 de julho, mas o calendário foi alterado em função da greve dos professores da rede estadual de ensino. Projeto de educação para a cidadania promovido pela ALMG em parceria com a PUC Minas, o Parlamento Jovem tem este ano sua primeira edição estadualizada, chegando a 11 cidades, além da Capital. Nessa empreitada, a ALMG conta com o apoio das câmaras municipais e de outras instituições de ensino superior.

A plenária final do Parlamento Jovem de Minas 2010 será nos dias 16 e 17 de setembro, na ALMG, e para participar dela as cidades precisam promover seus Parlamentos Jovens Municipais. As cidades parceiras são Belo Horizonte, Capelinha, Caratinga, Divinópolis, João Monlevade, Juiz de Fora, Montes Claros, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Viçosa e Visconde do Rio Branco, representando sete regiões de Minas. Os estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares são o público-alvo do projeto, cujo tema deste ano é "Meio Ambiente - Resíduos Sólidos". Por meio de atividades monitoradas por universitários, os alunos estão estudando o assunto e vão apresentar propostas de ação para os legislativos.

Hotsite do Parlamento Jovem tem calendário, blog e material de referência

Oitocentos e quinze estudantes de 49 escolas de ensino médio (34 públicas e 15 particulares) estão envolvidos nas atividades, orientados por 112 monitores. De acordo com o hotsite do evento (consulte em www.almg.gov.br, na parte inferior da tela), as cidades parceiras deverão realizar, até o final de junho, as plenárias finais de seus Parlamentos Jovens Municipais, além de definir quais alunos participarão da etapa final. As propostas das etapas municipais deverão ser encaminhadas até agosto à Assembleia, para subsidiar a plenária de setembro.

Entre no site - O hotsite do Parlamento Jovem de Minas 2010 traz uma série de informações úteis para os envolvidos no projeto: calendário das atividades; relação das escolas participantes em cada município, com links para as respectivas câmaras e contatos; um blog do evento; depoimentos; dados sobre as edições anteriores; respostas para as dúvidas mais frequentes; e material de consulta, como estudos de casos sobre resíduos sólidos, regras para funcionamento dos grupos de trabalho e da plenária final e link para o Seminário Legislativo Lixo e Cidadania, promovido pela ALMG em 2005. No material de referência, há também o Kit Cidadania, um conjunto de ferramentas, disponibilizadas on line, para auxiliar os professores.

O blog tem um papel importante no processo, pois é um espaço para os jovens compartilharem ideias, opiniões, sugestões e dúvidas que poderão surgir. Para enviar as notícias do seu município para alimentar o blog, utilize o e-mail: parlamentojovemdeminas@gmail.com.

Trabalhos preparatórios continuam mesmo em época de greve

Apesar do impacto da greve dos professores na agenda da etapa municipal, os trabalhos preparatórios não foram prejudicados em alguns municípios. A Câmara de Visconde do Rio Branco (Mata), por exemplo, realizou em 4 de maio a segunda etapa do projeto. Cerca de 30 alunos das escolas Rafaela Minicucci e do Colégio Municipal Rio Branco discutiram aspectos do tema "Resíduos Sólidos - Meio Ambiente" e devem iniciar agora a elaboração das propostas que irão compor o documento a ser apreciado na sessão final. Na terça-feira (18/5), haverá um novo encontro para dar continuidade a essa atividade.

Em Viçosa (Mata), os membros do Parlamento Jovem Municipal já participaram de vários encontros para discussão de aspectos do tema central, como a questão da participação e da cidadania, das leis e das políticas públicas, entre elas as ambientais. Apesar da greve dos professores, os alunos da Escola Estadual Raul de Leoni optaram por continuar a participar dos encontros, a fim de não comprometer o calendário. No próximo dia 28 maio, já está confirmado um novo encontro na Câmara para dar andamento aos trabalhos.

Os integrantes do Parlamento Jovem Municipal de Poços de Caldas (Sul de Minas) estão finalizando a programação das atividades para o mês de maio. Estão previstas oficinas de redação, de oratória e sobre o plano diretor. Em Juiz de Fora (Mata), os 90 alunos das três escolas que participam da iniciativa se encontraram na última sexta (7) para acompanhar uma palestra sobre o tema "Resíduos Sólidos - Meio Ambiente" e para iniciar a discussão das propostas.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715