Presidente vai a debate com presidenciáveis no Congresso de Municípios

A importância dos municípios para o desenvolvimento do País e a necessidade de um novo pacto federativo foram pontos ...

06/05/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 
 

Presidente vai a debate com presidenciáveis no Congresso de Municípios

A importância dos municípios para o desenvolvimento do País e a necessidade de um novo pacto federativo foram pontos destacados durante o primeiro debate realizado no País com pré-candidatos à Presidência da República. O evento, na tarde desta quinta-feira (6/5/10), contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), e fez parte do 27º Congresso Mineiro de Municípios, realizado no Expominas, em parceria com a ALMG.

Os presidenciáveis Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) responderam perguntas preparadas pela Associação Mineira dos Municípios (AMM) a partir de pesquisas e coleta de sugestões feitas pela entidade. Federalismo brasileiro, reforma tributária e pagamento de royalties a Estados por atividades como mineração, no caso de Minas, foram os três temas destacados nas perguntas.

A necessidade de uma revisão do pacto federativo e de uma reforma tributária foram pontos comuns na fala dos três pré-candidatos. "O importante é estreitar relações republicanas e parcerias com os municípios", disse Dilma Roussef. Para Marina Silva, é preciso dar voz ao movimento municipalista em defesa de um novo pacto federativo no País. José Serra destacou que os municípios, a partir da Constituição de 1988, ganharam novas funções e enfrentam sobrecarga em setores como saúde.

A recente queda nos recursos repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), embora os percentuais tenham aumentado nas duas últimas décadas, também foi abordada pelos presidenciáveis, que ao final do debate receberam do presidente da AMM, José Milton, um documento contendo as reivindicações dos prefeitos mineiros, como a revisão do pacto federativo. José Milton agradeceu ao presidente da ALMG a parceria na realização do evento, que classificou como o maior encontro municipalista do País.

O presidente da Assembleia avaliou o debate como positivo para que questões importantes para a vida dos municípios possam ser aprofundadas e lembrou que a revisão do pacto federativo tem sido uma bandeira do Legislativo Mineiro.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715