Feijão carioquinha lidera alta de preços em supermercados de
BH
O feijão carioquinha é o novo vilão dos preços em
supermercados da Grande BH. Em recente pesquisa do Procon
Assembleia, realizada entre os dias 5 e 7 de abril, ficou constatado
que a alta nos preços deste item atingiu a casa dos 33,47%, entre
março e abril. A marca Tryumpho foi a responsável por esta variação.
A outra marca, Pink, atingiu 28,45% de aumento. Dos 165 produtos
pesquisados, 89 apresentaram alta e 73 redução de preços. Além do
aumento verificado para o feijão, vale ressaltar que o preço do
leite longa vida desnatado Sarita teve alta de 22,44%. O maior preço
encontrado para este produto foi o de R$ 2,45 e o menor, R$1,25. O
grupo da alimentação foi o que mais colaborou para o crescimento da
média de preços em abril (1,32%), se comparado ao mês anterior.
Os artigos de limpeza e alimentação apresentaram as
maiores quedas de preços. Dentre o que merecem destaque, o sabão de
coco (em barra) Urca, com variação negativa de 18,08% e a maionese
tradicional Jurema, que atingiu baixa de 17,04%. A pesquisa foi
realizada em 12 supermercados, sendo 11 em Belo Horizonte e 1 em
Contagem.
A lista de supermercados pesquisados, com endereços
e preços praticados por cada estabelecimento, e a análise completa
dos dados levantados podem ser conferidas na página da Assembleia
Legislativa de Minas Gerais: www.almg.gov.br. Para acessar todas as
pesquisas realizadas pela instituição, basta clicar no link "Procon"
e depois em pesquisas de preços. As dúvidas também podem ser
esclarecidas pelos seguintes telefones: (031) 3253-5500 ou
3253-5520.
Matéria publicada em 8 de abril de 2010.
|