Definidos temas do evento que avaliará políticas públicas para o idoso

Já estão definidos os temas do ciclo de debates sobre qualidade de vida e políticas públicas para os idosos, a ser pr...

29/03/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Definidos temas do evento que avaliará políticas públicas para o idoso

Já estão definidos os temas do ciclo de debates sobre qualidade de vida e políticas públicas para os idosos, a ser promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais no dia 27 de maio, no Plenário. As entidades e órgãos parceiros da ALMG decidiram sobre os temas nesta sexta-feira (26/3/10), durante os trabalhos da segunda reunião preparatória. Os objetivos do evento são refletir sobre a implementação das políticas públicas para os idosos no Estado, bem como discutir os impactos do Estatuto do Idoso na garantia dos direitos desse segmento da população. O requerimento para a realização do ciclo é do deputado João Leite (PSDB).

Nova reunião preparatória acontecerá na próxima terça-feira (6/4/10), às 9h30, na Gerência-Geral de Projetos Institucionais (GPI), responsável pelo planejamento e pela organização do ciclo de debates. O local é a Sala de Reuniões do 18º andar do Edifício Tiradentes (rua Rodrigues Caldas, 79 - bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte). Nesse encontro, deverão ser definidos os nomes dos expositores, bem como discutidos aspectos do regulamento, entre eles a forma de participação das entidades da sociedade civil.

Programação - No painel da manhã do ciclo de debates, será discutido o envelhecimento da população brasileira e sua contextualização. Também será feita uma análise do Estatuto, avaliando-se as perspectivas para a promoção dos direitos do idoso. Deverão falar representantes do Executivo, da sociedade civil, do Conselho Estadual do Idoso e do Ministério Público.

À tarde, estarão em debate as alternativas para um envelhecimento saudável e com dignidade. Serão avaliadas as políticas públicas para o segmento em Minas Gerais, com foco na saúde (promoção, prevenção e recuperação) e na assistência social e garantia de direitos; e também a atuação do terceiro setor, com foco nas experiências das entidades voltadas à promoção do idoso.

Presenças - Participaram da reunião preparatória, entre outros, representantes do Clube da Maturidade, do Conselho Estadual do Idoso, do Conselho do Idoso de Contagem, da Prefeitura de Santa Luzia, de gabinetes parlamentares, da GPI e da Diretoria de Comunicação Institucional.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715