Câmaras instalam Parlamentos Jovens em três municípios mineiros

Mais três Câmaras Municipais integrantes da primeira edição do Parlamento Jovem de Minas realizam, nesta semana (de 2...

29/03/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Câmaras instalam Parlamentos Jovens em três municípios mineiros

Mais três Câmaras Municipais integrantes da primeira edição do Parlamento Jovem de Minas realizam, nesta semana (de 29 a 31/3/10), a instalação de suas versões do Parlamento Jovem Municipal, condição indispensável para participação da edição estadual do projeto. Capelinha, João Monlevade e Caratinga promovem a solenidade de abertura dos trabalhos, com a participação de autoridades locais e dos estudantes participantes do projeto. Nas semanas anteriores, Viçosa, Divinópolis, Poços de Caldas, Belo Horizonte e Juiz de Fora também iniciaram as atividades locais dos Parlamentos Jovens Municipais.

Desde 2004, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, por meio da Escola do Legislativo e em parceria com o curso de Ciências Sociais da PUC Minas, o projeto Parlamento Jovem, dirigido aos estudantes do ensino médio, com o objetivo de disseminar os conhecimentos sobre o papel e atribuições do Poder Legislativo no contexto democrático e de sensibilizar o jovens para a participação política, especialmente no âmbito do Parlamento. As seis edições do projeto, incluindo a realizada no ano passado, tiveram a participação de 900 estudantes de 42 escolas de ensino médio de Belo Horizonte.

Estadualização - A partir de 2010, com a estadualização do projeto Parlamento Jovem, a Câmara Municipal de Belo Horizonte passará a coordenar o projeto dirigido as estudantes da Capital e a Assembleia Legislativa assume a articulação dos municípios mineiros para a realização do Parlamento Jovem de Minas, no segundo semestre do ano. As Câmaras são as responsáveis pela instalação do projeto nos municípios, criando oportunidades de formação e participação política para estudantes de ensino médio de várias regiões do Estado.

Posteriormente, as propostas aprovadas nos PJ's Municipais, de ação para o Poder Público sobre temáticas específicas, serão enviadas à Assembleia Legislativa e irão subsidiar o documento-base do Parlamento Jovem de Minas, que será discutido e votado, com a participação de representantes do PJ's Municipais.

Doze municípios mineiros integram a edição de 2010 do Parlamento Jovem de Minas, que irá trabalhar o tema "Meio Ambiente - Resíduos Sólidos". Ao se engajar no projeto, os servidores das Câmaras inscritas participaram, em 2009, de várias atividades de capacitação e encontros preparatórios de concepção e planejamento de implantação do projeto no município, oferecidas pela Escola do Legislativo, em parceria com o curso de Ciências Sociais da PUC Minas.

Participam da primeira edição do Parlamento Jovem de Minas os municípios de Belo Horizonte, Ouro Preto, Divinópolis, Capelinha, Montes Claros, Caratinga, João Monlevade, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Juiz de Fora, Visconde do Rio Branco e Viçosa.

Capelinha reúne alunos para discutir tema do projeto

A abertura do Parlamento Jovem Municipal de Capelinha será na segunda-feira (29/3), às 18 horas, na Câmara Municipal. Quatro escolas participam dessa primeira edição do projeto, mobilizando 60 estudantes de escolas locais do ensino médio. Durante o evento, haverá palestra de um técnico do Ministério do Meio Ambiente, sobre a responsabilidade ambiental da sociedade.

Os participantes do PJ Municipal de Capelinha são os estudantes das Escolas Estaduais Geralda Otoni Barbosa, Professor Antônio Lago e Bento Rocha de Jesus e do Instituto Educacional Manoel Luiz Pego.

Universitários atuarão como monitores do PJ de João Monlevade

A Câmara Municipal de João Monlevade realiza na terça-feira (30/3), às 18h30, no Plenário da Casa, a solenidade de lançamento do Parlamento Jovem Municipal, que irá mobilizar 100 alunos de sete escolas de ensino médio do município.

Ao longo do primeiro semestre, esses alunos participarão de atividades de capacitação e de formação política, de oficinas de estudo e de trabalho para elaboração de um documento, a ser apreciado na sessão final do PJ Municipal, em meados do mês de junho. O documento conterá as propostas de ação para o Poder Público em torno do tema "Meio Ambiente - Resíduos Sólidos". As atividades serão coordenadas por 23 alunos dos cursos de Direito e de Gestão Ambiental do Instituto de Ensino Superior de João Monlevade.

Participam dessa primeira edição do projeto em João Monlevade, as Escolas Estaduais Dona Geny Farias, Dr. Geraldo Parreiras, Luiz Prisco de Braga, Manuel Loureiro, Alberto Pereira Lima, do Centro Estadual de João Monlevade e do Centro Tecnológico Dr. Joseph Hein (Centec/Funcec).

Abertura do PJ de Caratinga terá atividades durante todo o dia

A instalação do Parlamento Jovem Municipal de Caratinga na quarta-feira (31/3), terá uma programação extensa de palestras sobre Meio Ambiente, tema central da primeira edição estadualizada do Parlamento Jovem, resultante de uma ação articulada das Câmaras mineiras e da Assembleia Legislativa. A solenidade terá início às 8 horas, na Câmara de Caratinga, com a participação dos 60 alunos de escolas de ensino médio do município.

Às 9 horas, a coordenadora do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Caratinga, Lamara Laguardia Valente da Rocha, fará uma exposição sobre o tema "O uso dos recursos naturais e cidadania". Às 9h40, o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Rocha Penna, falará sobre "Meio Ambiente e Resíduos".

À tarde, a diretora do Instituto Superior de Educação do UNEC, Celeste Aparecida Dias, abordará o tema "Responsabilidades do Cidadão com os Resíduos no Ambiente". Às 15 horas, Clerimeire Cristiane Miranda, analista ambiental do Núcleo de Biodiversidade do IEF, falará sobre "Meio Ambiente e Cidadania" e, encerrando a programação, Eder Azevedo, professor de Direito Constitucional e Ambiental da Faculdade de Direito de Caratinga, fará uma exposição sobre "Meio Ambiente como Direito do Cidadão".

Participam do Parlamento Jovem Municipal de Caratinga as Escolas Estaduais Princesa Isabel, Maria Isabel Vieira, Moacyr de Mattos, Isabel Vieira, Escola Cenecista de Caratinga e Colégio Integrado de Caratinga.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715