Participantes do Expresso Cidadania votam na educação ambiental

Recuperação de áreas degradadas, implantação de aterros sanitários com a extinção dos lixões e incentivo à educação a...

29/03/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Participantes do Expresso Cidadania votam na educação ambiental

Recuperação de áreas degradadas, implantação de aterros sanitários com a extinção dos lixões e incentivo à educação ambiental nas escolas públicas. Para os estudantes que já participaram do Expresso Cidadania, essas são as principais medidas que precisam ser adotadas pelos governos para solucionar os problemas ambientais. Esse conjunto de ações está detalhado no programa de governo denominado Plano Beta, o mais votado pelos estudantes nas primeiras seis cidades pelas quais a caravana do Expresso já passou. A votação acontece durante as atividades do painel Caleidoscópio.

Projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e a Secretaria de Estado de Educação, o Expresso Cidadania tem o objetivo de incentivar a participação política e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, por meio de uma série de atividades de discussão e práticas monitoradas, tendo como público-alvo estudantes de escolas da rede estadual e como mestre de cerimônias o ator e produtor circense Marcos Frota. Em 2010, acontece a segunda edição do projeto. Os resultados do painel Caleidoscópio referem-se às cidades de Barbacena (Região Central do Estado), Varginha (Sul), Campo Belo (Centro-Oeste), Patrocínio (Alto Paranaíba), Ituiutaba (Triângulo) e Unaí (Noroeste).

Saiba mais - Novidade nesta edição, o painel Caleidoscópio consiste em uma série de vídeos sobre acidentes ambientais e iniciativas de preservação, que visam provocar a reflexão sobre uma questão que afeta todo o planeta: o meio ambiente. Depois de assistir aos vídeos, os alunos participam de uma votação simbólica em urnas cedidas pela Justiça Eleitoral sobre programas de governo denominados Plano Alfa e Plano Beta. Os jovens opinam sobre o que deve ser feito para evitar catástrofes provocadas pelo desequilíbrio ecológico e climático. Entre os objetivos da atividade, está o de demonstrar a importância do voto consciente.

Cada um dos planos apresenta três metas. O Plano Alfa propõe atender 98% da população com saneamento básico, implantar programas de conservação do sole e de proteção dos mananciais e implementar a coleta seletiva no município. O Plano Beta se compromete a recuperar áreas degradadas na cidade, instituir o aterro sanitário com o fim do lixão e incentivar a educação ambiental nas escolas públicas.

Confira os resultados da votação:

* Barbacena (4 e 5/3): 176 estudantes participaram da votação. O vencedor foi o Plano Beta, com 87 votos, contra 80 do Plano Alfa. Houve quatro nulos e cinco brancos.

* Varginha (8 e 9/3): entre 154 votantes, foram 80 votos para o Alfa, 63 para o Beta, nove nulos e dois brancos.

* Campo Belo (12/3): entre 68 votantes, houve 32 votos para o Alfa, 28 para o Beta, quatro nulos e quatro brancos.

* Patrocínio (15 e 16/3): entre 202 votantes, foram 102 votos para o Plano Beta, contra 69 para o Alfa, 13 nulos e 18 brancos.

* Ituiutaba (18 e 19/3): dos 190 votantes, 107 escolheram o Plano Beta e 68, o Alfa. Foram sete votos nulos e oito brancos.

* Unaí (22 e 23/3): dos 246 votantes, 119 votaram no Plano Beta e 107, no Alfa. Foram 11 votos nulos e nove brancos.

Para saber mais sobre o Expresso Cidadania, consulte www.almg.gov.br/expresso.

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715