CPOR e Colégio Militar serão homenageados pela Assembleia

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai comemorar os 80 anos do Centro de Preparação dos de Oficiais da Reserva ...

31/03/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

CPOR e Colégio Militar serão homenageados pela Assembleia

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai comemorar os 80 anos do Centro de Preparação dos de Oficiais da Reserva (CPOR) de Minas Gerais e os 55 anos do Colégio Militar de Belo Horizonte na quinta-feira (8/4/10), às 20 horas, durante Reunião Especial no Plenário. O deputado João Leite (PSDB), autor do requerimento para realização da reunião, lembrou quando as duas instituições foram criadas: o CPOR, em fevereiro de 1930, na cidade de Juiz de Fora (MG); e o Colégio Militar de Belo Horizonte no dia 12 de setembro de 1955.

O deputado lembrou que em maio de 1936 o CPOR foi oficialmente transferido para Belo Horizonte funcionando até 1976, quando encerrou oficialmente suas atividades. Segundo ele, nesses quarenta e seis anos de sua primeira fase (1930 a 1976) 46 turmas de Aspirantes a Oficial da Reserva de 2º Classe foram formadas. Em 1989, o Centro de Preparação dos de Oficiais da Reserva foi reativado.

Para João Leite, o CPOR é uma das instituições de grande tradição que formou mais de 65 turmas de jovens oficiais da reserva do Exército Brasileiro, "ensinando-lhes os mais elevados valores da sociedade como patriotismo, lealdade, civismo, amor à profissão, responsabilidade, ética, disciplina, ordem e respeito à hierarquia". Na opinião do parlamentar, os cidadãos formados no CPOR ocupam hoje posição de destaque em suas profissões e na sociedade brasileira, contribuindo para o progresso da Nação.

Formação Escolar - O deputado destacou também a importância do Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH). A escola oferece os ensinos fundamental e médio, e o processo educacional é baseado nos valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro. São ministradas, em todas as séries, instruções cívicas e militares, com os objetivos de contribuir para o desenvolvimento de atributos da área afetiva e despertar vocações para a carreira militar, em particular no Exército. Ele lembrou ainda que, no ensino médio, o aluno tem a oportunidade de ingressar no Serviço Militar Inicial através do Curso de Formação de Reservistas. Já a 3ª série do Ensino Médio prepara o estudante para o vestibular. Atualmente o CMBH possui cerca de 800 alunos, sendo 40% do sexo feminino.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715