Expresso chega ao Vale do Rio Doce nos dias 8 e 9 de abril

O Projeto Expresso Cidadania visita Caratinga, no Vale do Rio Doce, na quinta-feira (08/4/10) e na sexta-feira (9), p...

29/03/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Expresso chega ao Vale do Rio Doce nos dias 8 e 9 de abril

O Projeto Expresso Cidadania visita Caratinga, no Vale do Rio Doce, na quinta-feira (08/4/10) e na sexta-feira (9), para receber cerca de 1,2 mil jovens de cinco escolas estaduais. O Expresso é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e a Secretaria de Estado de Educação. Seu objetivo é incentivar a participação política e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, por meio de uma série de atividades de discussão e práticas monitoradas, tendo como mestre de cerimônias o ator e produtor circense Marcos Frota. As atividades acontecem no Ginásio Poliesportivo do Limoeiro, à Praça Jones de Oliveira Pena, s/n, no bairro Limoeiro.

Em Caratinga, participam do evento os estudantes das Escolas Estaduais José Augusto Ferreira, Moacyr de Mattos, Princesa Isabel, Professor Joaquim Nunes e Isabel Vieira. Na quinta-feira (8), as atividades acontecem pela manhã, de 8 às 12 horas, e à noite, de 20 às 22 horas. Na terça (9), o horário se repete pela manhã, havendo um segundo encontro à tarde, entre 15 e 17 horas. Em Caratinga, são 31.313 eleitores, sendo 483 na faixa etária de 16 e 17 anos (237 homens e 243 mulheres), ou seja, 1,54% do total. Os números são do Tribunal Superior Eleitoral e se referem a janeiro de 2010.

Nas oficinas, expressão corporal, produção audiovisual e elaboração de textos

Na programação, os alunos podem tirar o título de eleitor, participar de oficinas de expressão corporal, produção audiovisual e de elaboração de textos, cujos produtos serão compartilhados na internet, por meio de redes sociais e de conteúdo, como YouTube, Picasa e MySpace. Antes, os estudantes assistem a uma palestra educativa do professor Leo Noronha, da Escola do Legislativo da ALMG, que trata da política brasileira e de sua repercussão na vida dos jovens. Completam a parte inicial do Expresso uma fala do juiz eleitoral do município e uma apresentação teatral dos servidores Cláudia Bento e Ludovikus Moreira, com o grupo musical de Mamão Mamede, Estêvão Reis e Flávio Ferreira.

Caleidoscópio - Novidade nessa edição, o painel "Caleidoscópio" consiste em uma série de vídeos sobre acidentes ambientais e iniciativas de preservação ambiental, que visam a provocar a reflexão sobre uma questão que afeta todo o planeta: o meio ambiente. Depois de assistir aos vídeos, os alunos participam de uma votação simbólica, em urnas cedidas pela Justiça Eleitoral, em programas de governos simbólicos, denominados plano alfa e plano betas.

Expresso Virtual - Além do Caleidoscópio, o projeto contempla outras novidades como o chamado Expresso Cidadania Virtual, com ações pela internet que possibilitam a participação de estudantes de outros locais e cidades. Todas as informações estão disponíveis no hotsite (www.almg.com.br/expresso). Há também um blog que permite aos leitores trocarem ideias e informações com os demais usuários, discutindo os temas abordados no evento presencial, sob a coordenação de um moderador.

Cai o número de adolescentes eleitores em Minas

Os adolescentes tiveram o direito de votar pela primeira vez nas eleições de 1989. Naquele ano, foram registrados 3,5 milhões de eleitores menores de 18 anos em todo o País, sendo 420.060 em Minas. Desde então, os números vêm oscilando, mas nunca voltaram a atingir os índices de participação de 1989. Em dezembro de 2009, de acordo com dados do TSE, estavam cadastrados em Minas Gerais 160.864 eleitores com 16 ou 17 anos, 21% a menos que em janeiro de 2008. Atualmente, essa faixa etária representa 1,14% do total do eleitorado mineiro. Esses números aumentam ainda mais a importância e a responsabilidade da Assembleia Legislativa de Minas no sentido de incentivar a participação política dos jovens.

O projeto foi vencedor da etapa nacional do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) em 2008, na categoria "Eventos Especiais". Nessa segunda edição, o Expresso visita 16 cidades do interior, além de Belo Horizonte, onde ele foi lançado em 2 de março. Ao todo, serão envolvidos aproximadamente 19 mil alunos de mais de 50 escolas estaduais.

 

 

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715