Expresso Cidadania chegará a Patrocínio

Patrocínio, localizada no Alto Paranaíba, será a quarta cidade mineira a receber o Expresso Cidadania, um projeto des...

12/03/2010 - 00:03
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Expresso Cidadania chegará a Patrocínio

Patrocínio, localizada no Alto Paranaíba, será a quarta cidade mineira a receber o Expresso Cidadania, um projeto desenvolvido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria de Estado de Educação. O objetivo é estimular a participação política dos jovens de 16 e 17 anos, envolver os profissionais da educação, oferecer informações sobre os Poderes e estimular a aproximação entre o Legislativo e a sociedade.

O Expresso Cidadania será realizado nos dias 15/3 e 16/3 (segunda e terça-feira) no Centro de Convenções do Espaço Cultural (Avenida General Astolfo Ferreira Mendes, 2210, Bairro São Judas) e contará com a participação de alunos das escolas estaduais Elmiro Alves do Nascimento, Nely Amaral, Irmã Gislene, José Eduardo de Aquino, Odilon Behrens, Amir Amaral, Professora Ormy Araújo Amaral e Joaquim Dias. No dia 15, as atividades serão na parte da manhã e à noite. E no dia seguinte, de manhã e à tarde.

Nesta segunda edição do Expresso Cidadania, o projeto vai percorrer 16 cidades mineiras, onde alunos das escolas públicas participantes terão diversas atividades, como palestras e apresentação teatral; oficinas de expressão corporal; produção de audiovisual e texto; painéis temáticos com recursos multimídia; simulação de uso de urna eletrônica; e produção de textos, fotos, videos, blog, com publicação e interatividade em redes sociais da internet. Haverá ainda o cadastramento eleitoral dos estudantes, com emissão imediata do título de eleitor pelo TRE-MG.

Na primeira edição, em 2008, quase 19 mil jovens participaram dos eventos, em 13 cidades do interior e na Capital. Foram emitidos 4.814 títulos de eleitor e cerca de 9 mil alunos se envolveram com as oficinas. O projeto foi vencedor nacional de uma das mais respeitadas premiações do País, o Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), na categoria "Projetos Especiais".

Além das escolas envolvidas diretamente no projeto, outros jovens também poderão participar por meio do Expresso Cidadania Virtual. O hotsite do evento (www.almg.gov.br/expresso), vai disponibilizar todas as informações e haverá também enquetes e um blog ainda mais interativo, para que os leitores troquem ideias e informações com os demais usuários, discutindo os temas abordados no evento presencial, sob a coordenação de um moderador.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, do Ministério Público Estadual, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), da Prefeitura de Belo Horizonte e das entidades representativas do movimento estudantil (UCMG, Ubes, UEE e UNE). Conta, também, com a promoção da MTV Minas.

As oficinas vão promover atividades de expressão corporal, som, imagem e elaboração de textos, cujas produções serão compartilhadas via internet, por meio de redes sociais e de conteúdo, como YouTube, Picasa e MySpace. O painel "Caleidoscópio" vai provocar a reflexão dos jovens sobre uma questão que afeta todo o planeta, mas que depende de soluções localizadas: o meio ambiente. Os alunos participarão de uma votação simbólica, em urnas cedidas pela Justiça Eleitoral, sobre o que deve ser feito para se evitar catástrofes provocadas pelo desequilíbrio ecológico e climático. Entre os objetivos, está o de demonstrar a importância do voto consciente.

Eleitorado - Do total de 57.562 eleitores de Patrocínio, 869 têm 16 ou 17 anos de idade, segundo estatística do Tribunal Superior Eleitoral referente a janeiro de 2010. Esse número equivale a 1,5% do eleitorado do município. Nessa faixa etária, a cidade registra 470 eleitores do sexo masculino e 399 do sexo feminino.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715