Recall da Toyota motiva audiência pública nesta terça-feira (9)

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte quer apurar as consequências para o consumidor brasileiro do rec...

05/03/2010 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Recall da Toyota motiva audiência pública nesta terça-feira (9)

A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte quer apurar as consequências para o consumidor brasileiro do recall de veículos feito pela montadora Toyota. Para isso, promoverá audiência pública nesta terça-feira (9/3/10), às 10 horas, no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O autor do requerimento da reunião é o deputado Délio Malheiros (PV), presidente da comissão.

São convidados a participar o vice-presidente da Toyota Mercosul, Luiz Carlos Andrade Junior; o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores Toyota, Riguel Chieppe; o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor José Antônio Baêta de Melo Cançado; e o chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, Danilo Amaral.

Deputado faz questionamentos

A chamada ao consumidor foi anunciada nos Estados Unidos e na Europa para solucionar uma falha no pedal do acelerador que, ao ser pressionado, poderia demorar a retornar à posição original, segundo informações do gabinete. De acordo com a Folha Online, a subsidiária brasileira da Toyota informou que o recall de 2,3 milhões de veículos convocados para os Estados Unidos não atingirá as unidades vendidas aqui. Isto porque, informa o jornal, nenhum dos veículos produzidos na América do Norte é comercializado no mercado brasileiro.

Apesar disso, segundo o parlamentar, várias pessoas têm denunciado defeito semelhante que, em alguns casos, levou a acidentes. "Os consumidores correm risco, e a Toyota tem a obrigação de apresentar soluções", afirma Malheiros. Segundo o gabinete, deverão participar da audiência proprietários de veículos Toyota que também apresentaram defeitos no sistema de aceleração.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715