Diretores e superintendentes de ensino se preparam para o Expresso

Os coordenadores do Expresso Cidadania, projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para conscientização políti...

02/03/2010 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Diretores e superintendentes de ensino se preparam para o Expresso

Os coordenadores do Expresso Cidadania, projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para conscientização política dos adolescentes, realizaram nesta terça-feira (2/3/10) uma reunião com cerca de 70 diretores de escola e superintendentes de ensino de regiões e municípios onde acontecerão os eventos. A reunião aconteceu logo após o lançamento do projeto, com o objetivo de detalhar procedimentos e solicitar o apoio das escolas na mobilização dos alunos participantes. Mestre de cerimônias dos encontros do Expresso, o ator Marcos Frota também deu um depoimento sobre sua experiência pessoal na primeira edição do projeto, em 2008.

O diretor da Escola do Legislativo, Alaôr Messias Marques Júnior, afirmou que a ALMG teve a preocupação de visitar todas as dez macrorregiões de Minas. Até o fim de abril, os encontros do Expresso acontecerão em 16 cidades do interior, com a participação de estudantes de 54 escolas estaduais. Mais tarde, em Belo Horizonte, os eventos envolverão alunos de 13 escolas municipais.

Alaôr Messias ressaltou que cada escola será visitada previamente por uma equipe da Assembleia, a fim de esclarecer todos os detalhes e discutir a participação das escolas na mobilização dos alunos. Os municípios de Barbacena, Varginha e Campo Belo, primeiros a serem visitados, já receberam as equipes de mobilização da ALMG.

A gerente-geral de Relações Públicas e Cerimonial da ALMG, Luísa de Marilac Luna, comentou os resultados obtidos pelo Expresso em 2008 e a parceria com a emissora de televisão MTV, que acompanhará os encontros deste ano. Além disso, alertou que algumas escolas, mesmo sem contar com encontros presenciais do Expresso, poderão participar da versão virtual do projeto.

O Expresso Virtual será organizado por meio da internet, onde poderão ser acessadas notícias, vídeos, fotos e chats vinculados ao projeto, contatos de instituições e links para redes sociais. A ideia é que o material e os instrumentos de interatividade disponíveis sejam aproveitados no desenvolvimento de atividades aplicadas em sala de aula, de forma a multiplicar as oportunidades de participação no Expresso, gerar ações relacionadas e desdobramentos, ampliando o público envolvido e resultados.

Questões operacionais foram abordadas no fim do encontro. Entre as dificuldades identificadas, está a necessidade de mudança da data dos encontros programados para Araçuaí (Vale do Jequitinhonha), uma vez que os dias programados vão coincidir com os Jogos Estudantis de Minas.

Uma diretora também chamou atenção para a dificuldade de alguns estudantes para obter a documentação necessária para a emissão do título eleitoral, uma das atividades programadas pelo Expresso. De forma geral, os participantes do encontro mostraram interesse pelo projeto e mesmo o desejo de produzir camisas com a marca do Expresso Cidadania.

Participaram representantes das superintendências regionais de Unaí, Campo Belo, Janaúba, Belo Horizonte, Pirapora, Araçuaí, Almenara, Caratinga, Barbacena, Patrocínio e Varginha.

Projeto - O Expresso tem o objetivo de incentivar a participação política e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, por meio de uma série de atividades de discussão e práticas monitoradas, nas quais os participantes podem refletir sobre a própria responsabilidade nas decisões políticas em sua comunidade, no Estado e no País. A primeira edição do projeto foi realizada em 2008, quando o Expresso venceu a etapa nacional do Premio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), na categoria "Eventos Especiais".

São parceiros da ALMG a Secretaria de Estado da Educação e o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. O projeto tem ainda o apoio da Secretaria de Esportes e Juventude, do Ministério Público Estadual, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), da Prefeitura de Belo Horizonte e das entidades representativas do movimento estudantil (UCMG, Ubes, UEE e UNE). O evento também contará com a promoção da MTV Minas.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715