Plenário recebe emenda que cria fundo de pecúlio no Estado

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu emenda do governador Aécio Neves ao Projeto de Lei (PL) 3.734/09, qu...

15/12/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Plenário recebe emenda que cria fundo de pecúlio no Estado

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu emenda do governador Aécio Neves ao Projeto de Lei (PL) 3.734/09, que regulariza a situação funcional de servidores do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG). Ela foi encaminhada por meio da Mensagem 448/09, lida na Reunião Ordinária de Plenário na tarde desta terça-feira (15/12/09). A emenda cria o Fundo de Assistência ao Pecúlio dos Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais (Funapec).

De acordo com a exposição de motivos que acompanha a mensagem, o Funapec tem como objetivos dar suporte financeiro ao Programa Estadual de Assistência ao Pecúlio dos Servidores e aprimorar o plano de benefícios em vigor no Ipsemg. O governo argumenta que o pecúlio e os seguros atualmente concedidos pelo instituto de previdência estão defasados em relação a produtos semelhantes oferecidos por entidades seguradoras do mercado privado. A mensagem informa, ainda, que o plano de benefícios do Ipsemg tem 98 mil participantes, entre servidores e seus dependentes.

O PL 3.734/09 tramita em segundo turno na ALMG e aguarda parecer da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Ele regulariza a situação de 4.166 servidores do Ipsemg que ingressaram no serviço público sob o regime estatutário, por meio de deliberações homologadas pelo Poder Executivo antes da Constituição Federal de 1988. Desse contingente, 2.407 já estão aposentados. Em relação ao DER-MG, são beneficiados 309 servidores da ativa, pertencentes ao quadro permanente de cargos e funções instituído por decreto em 1975.

Doações de imóveis - A Mesa da ALMG registrou, na Reunião Ordinária, o recebimento de outras quatro mensagens do governador, todas encaminhando projetos de lei relativos a doações de imóveis do Estado a municípios. São elas:

* Mensagem 449/09 - Encaminha o PL 4.083/09, que autoriza o Poder Executivo a doar imóvel ao município de Antônio Carlos.

* Mensagem 450/09 - Encaminha o PL 4.084/09, que autoriza o Poder Executivo a doar imóvel ao município de Três Pontas.

* Mensagem 451/09 - Encaminha o PL 4.085/09, que autoriza o Poder Executivo a doar imóvel ao município de Leandro Ferreira.

* Mensagem 452/09 - Encaminha o PL 4.086/09, que autoriza o Poder Executivo a doar imóvel ao município de Pouso Alegre.

Também foi lida em Plenário comunicação da Presidência suspendendo atividades externas das comissões de 15 a 18 de dezembro deste ano, a fim de priorizar as atividades deliberativas da Assembleia Legislativa nesse período.

Gás de cozinha - Em pronunciamento, o deputado Getúlio Neiva (PMDB) manifestou preocupação com a possibilidade de um novo aumento do preço do gás de cozinha. Segundo ele, o produto tem subido acima da média registrada para a gasolina e outros derivados do petróleo, por influência de um cartel formado por grandes empresas do setor. O deputado também reivindicou a recontratação de agentes penitenciários demitidos pelo Estado por participarem de greve da categoria.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715