Deputados lançam Frente de Apoio ao Comércio Varejista

Será lançada nesta terça-feira (3/11/09), às 18 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Fr...

30/10/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Deputados lançam Frente de Apoio ao Comércio Varejista

Será lançada nesta terça-feira (3/11/09), às 18 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista em Minas Gerais, que já conta com a adesão de 72 dos 77 deputados estaduais.

De acordo com o presidente da Frente, deputado Duarte Bechir (PMN), ela será um instrumento importante para apoiar as reivindicações do setor, tais como a regulamentação do Código de Defesa do Contribuinte e das feiras itinerantes, além da luta contra o oligopólio das empresas de cartão de crédito.

Esses assuntos, assim como o lançamento da Frente, serão discutidos em entrevista coletiva de Duarte Bechir e do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), José César da Costa, na Sala de Imprensa da ALMG, às 14 horas. Outra questão importante para o setor, que fará parte da agenda da Frente Parlamentar, é a revisão dos processos burocráticos de abertura de empresas no Estado. O objetivo é modificar a legislação referente às micro e pequenas empresas, a fim de incentivar o crescimento do comércio.

Também participarão da cerimônia de lançamento da Frente, às 17 horas, o deputado Doutor Viana (DEM), vice-presidente da Frente; o deputado federal Aelton de Freitas (PR-MG); o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Jr., outros representantes do comércio varejista no Estado e parlamentares.

A FCDL-MG coordena 200 Câmaras de Dirigentes Lojistas em todo o estado, representando mais de 106 mil pequenas e médias empresas em Minas Gerais. Foi um setor que mostrou vitalidade no auge da crise econômica internacional. "O comércio varejista foi um dos setores da economia que melhor resistiu à crise financeira. O comércio é agente de desenvolvimento econômico e social das cidades, pois cerca de 60% dos empregos nos municípios são criados e mantidos por ele. Por apresentar indicadores de desenvolvimento e progresso tão expressivos, o varejo precisa de uma legislação pertinente a ele", afirmou o presidente da FCDL-MG, José César da Costa.

A iniciativa de criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista em Minas também foi elogiada pelo presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Jr.. Em nível nacional, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas tem outras bandeiras, tais como a aprovação do cadastro positivo, que permitirá ao comércio oferecer juros menores aos bons pagadores. O setor também defende a manutenção da jornada semanal de 44 horas e a transferência dos feriados para as segundas-feiras.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715