Audiência debate situação de famílias em assentamento de Bocaiúva

Para discutir a situação das famílias do Projeto Assentamento (PA) Betinho, em Bocaiúva, Norte de Minas, a Comissão d...

16/10/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Audiência debate situação de famílias em assentamento de Bocaiúva

Para discutir a situação das famílias do Projeto Assentamento (PA) Betinho, em Bocaiúva, Norte de Minas, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza audiência pública, nesta terça-feira (20/10/09). Solicitada pelo deputado Carlos Pimenta (PDT), a reunião acontece às 15h15 no Plenarinho II.

Em reunião da mesma comissão realizada em 30 de maio deste ano, o representante do PA Betinho, José Cosme da Silva, disse que apesar dos avanços conseguidos, como um convênio firmado com o Instituto de Terras de Minas Gerais (Iter) para a construção de 300 moradias, ainda é necessário muito apoio técnico e mais agilidade na liberação dos recursos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).

O PA Betinho conta com 766 famílias assentadas em 24 mil hectares de terras consideradas muito boas, e produz 5 mil litros de leite/dia. Segundo Carlos Pimenta, o debate é do interesse de todos, principalmente para os municípios de Engenheiro Navarro, Joaquim Felício e Bocaiúva, onde existem assentamentos. "Vai ser um encontro esclarecedor e que com certeza vai resolver o problema de muitas famílias", acredita o deputado.

A prefeitura de Bocaiúva mantém escola para as crianças do assentamento, além de outros benefícios para as famílias. Mas, de acordo com Carlos Pimenta, o PA Betinho enfrenta problemas como a ocupação irregular e a falta de licenciamento ambiental. "Nesse encontro vamos tentar de tudo para ajudar aquelas famílias", afirma o deputado Carlos Pimenta.

Convidados: delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais, Rogério Correia; superintendente regional do Incra em Minas, Gilson de Souza; secretário de Estado Extraordinário para Assuntos de Reforma Agrária, Manoel da Silva Costa Júnior; secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão; presidente da Ruralminas, Celso Cota Neto; presidente da Emater, José Silva Soares; diretor-geral em exercício do IEF, Shelley de Souza Carneiro; gerente-geral do Banco do Nordeste do Brasil em Minas Gerais, João Nílton Castro Martins; e os prefeitos de Bocaiúva, Ricardo Afonso Veloso; de Engenheiro Navarro, Sileno Dias Lopes Silva; e de Olhos D'Água, Antônio Dias Neto.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715