BDMG quer ampliar atuação no interior do Estado

Prefeitos, vereadores e secretários municipais lotaram o Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta t...

07/10/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

BDMG quer ampliar atuação no interior do Estado

Prefeitos, vereadores e secretários municipais lotaram o Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira (7/10/09), na audiência pública com o presidente BDMG, Paulo Paiva. Convidado pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, o presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado mostrou detalhes do Programa de Modernização Institucional e Ampliação da Infraestrutura em Municípios de Minas Gerais (Novo Somma), retomado no dia 16 de agosto.

Segundo Paulo Paiva, o Novo Somma é parte da estratégia do BDMG de ampliar sua atuação junto aos municípios do interior. A intenção do banco é também intensificar o trabalho com as cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e em regiões consideradas de baixo dinamismo, como Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

"De janeiro a setembro deste ano, o banco já emprestou a municípios dessas áreas de baixo dinamismo R$ 50 milhões, 25% a mais do que nos 12 meses do ano passado. Além disso, estamos trabalhando com taxas diferenciadas", explicou o presidente. "O BDMG passou a ser o banco dos municípios mineiros e não apenas das micro, pequenas e médias empresas", acrescentou.

Estrutura - O superintendente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Waldir Salvador, elogiou a iniciativa e lembrou que há prefeituras sem condições de trabalho, por não contarem com sede administrativa moderna e infraestrutura adequada. "Basta percorrer o interior para encontrarmos prédios ultrapassados, de alto custo e pouco eficientes. Os municípios precisam de verba para investir na própria sede do Executivo", opinou.

O deputado Elmiro Nascimento (DEM) lembrou ainda que, por falta de pessoal qualificado, há muitas prefeituras que acabam perdendo recursos do Estado e da União por serem incapazes de apresentarem projetos tecnicamente bem feitos. Por isso, o parlamentar sugeriu ao BDMG e à AMM que forneçam equipes que possam atuar na elaboração de projetos.

O deputado Wander Borges (PSB) concordou com o colega e ainda advertiu os prefeitos presentes que as receitas correntes líquidas dos municípios em 2009 serão menores do que no ano passado, o que é preocupante. "A capacidade de endividamente fica reduzida, sem falar na diminuição de recursos. A situação só vai melhorar quando a reforma tributária sair do papel e houver a revisão do pacto federativo", disse. Já o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), autor do requerimento para realização da audiência, elogiou o trabalho da instituição e convidou os prefeitos a se informarem sobre as linhas de crédito.

Atuação em três frentes - O Novo Somma é um programa com linhas de financiamento para apoio financeiro aos municípios mineiros. São três modalidades específicas: Somma Infra, para financiar obras de infraestrutura urbana; Somma Maq, para aquisição de máquinas e equipamentos, e Somma Eco, para projetos que promovam a gestão integrada de resíduos sólidos urbanos.

O BDMG tem em caixa atualmente R$ 200 milhões para liberação imediata. Para tanto, as prefeituras devem ter capacidade de endividamento aprovada pelo Tesouro. A taxa aplicada nos financiamentos será a TJLP (Taxa de Juros a Longo Prazo), mais 4% ao ano. Mas esses juros serão reduzidos pela metade no caso de municípios em regiões de baixo dinamismo e cujo IDH seja inferior ao índice médio do Estado.

Os prefeitos interessados devem preencher um formulário de solicitação de crédito, disponível no site do BDMG até o dia 31 de outubro. Durante toda a tarde desta quarta-feira (7), técnicos do banco permaneceram na Assembleia para tirar dúvidas dos participantes da audiência.

Devido a restrições impostas aos bancos de fomento do País, o Novo Somma estava, até agosto passado, com os recursos contingenciados. Agora o Conselho Monetário Nacional autorizou a retomada do programa.

Presenças - Deputados Ademir Lucas (PSDB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Domingos Sávio (PSDB), Elmiro Nascimento (DEM), Ivair Nogueira (PMDB), Lafayette de Andrada (PSDB), Luiz Humberto Carneiro (PSDB), Mauri Torres (PSDB) e Wander Borges (PSB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715