Semana tem dez reuniões e encontro sobre esporte no interior

As comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais fazem dez reuniões com convidados e duas visitas na semana de ...

25/09/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Semana tem dez reuniões e encontro sobre esporte no interior

As comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais fazem dez reuniões com convidados e duas visitas na semana de 28 de setembro a 2 de outubro de 2009. Outro destaque é o início da etapa de interiorização do Seminário Legislativo Esporte, Infância e Adolescência - Caminho para a Cidadania. A semana terá ainda três reuniões especiais de Plenário.

O seminário promovido pela ALMG e entidades parceiras, será em Belo Horizonte, de 25 a 27 de novembro. Antes, os deputados visitam quatro cidades do interior para colher sugestões da sociedade. O primeiro encontro da etapa de interiorização está marcado para terça-feira (29/9/09), às 8h30, em Poços de Caldas (Sul de Minas). A segunda reunião é na quinta-feira (1º/10/09), às 8h30, em Patos de Minas (Alto Paranaíba).

Os temas centrais do seminário são a revitalização da educação física nas escolas mineiras e a busca de uma política de longo prazo de investimentos em talentos esportivos. As informações sobre o evento estão no endereço eletrônico http://www2.almg.gov.br/hotsites/esporte/index.html.

Direitos humanos

A semana das comissões começa na segunda-feira (28), com uma visita e uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, ambas em Oliveira (Centro-Oeste do Estado). A visita é à cadeia pública da cidade, às 12h30, com o objetivo de conhecer suas instalações. A audiência está marcada para 13 horas, na Escola Normal, para discutir um assassinato ocorrido na cadeia pública e a proposta de construção de uma nova prisão, por causa da superlotação da atual.

A Comissão de Direitos Humanos promove outras duas reuniões e uma visita durante a semana. Na terça-feira (29), às 9 horas, no Plenarinho II, os deputados pretendem ouvir a direção da Escola Estadual Anita Brina Brandão, no bairro Jaraguá, em Belo Horizonte, sobre denúncia de violação de direitos humanos de um aluno. Ele teria sido retirado da escola pela polícia e levado para uma delegacia, por ter ido à aula num dia em que estava suspenso das atividades escolares.

Na quarta-feira (30), às 10 horas, a comissão visita a Associação de Pais e Amigos das Pessoas Especiais (Apape), no bairro Carlos Prates, na Capital, para conhecer o trabalho da instituição.

A tortura é tema de outra audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, na quinta-feira (1º), às 15 horas, no Plenarinho IV. Na ocasião, os parlamentares vão discutir com militantes e especialistas os efeitos da tortura e lançar os livros Clínica e Política 2 e 20 anos da Medalha Chico Mendes de Resistência, além do DVD Memória para Uso Diário. Todos foram produzidos pelo Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro.

Defesa civil

Na terça-feira (29), o secretário-executivo da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Alexandre Lucas Alves, apresenta aos deputados da Comissão de Segurança Pública os projetos e ações do órgão, sobretudo para o período de chuvas. A reunião é às 10 horas, no Plenarinho III, e faz parte de uma série de audiências com órgãos de defesa social. A comissão já recebeu representantes das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, entre outros.

Meio ambiente

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove na terça-feira (29), às 10 horas, no Auditório, audiência pública para debater questões ambientais relacionadas à atividade agrossilvipastoril, ou seja, aquela que reúne árvores, cultura agrícola e animais numa mesma área. Trata-se de uma alternativa de uso da terra, que contribuiria para reduzir problemas decorrentes do desmatamento e da degradação de diferentes ecossistemas.

Na reunião, os deputados também pretendem discutir restrições da legislação federal à atividade agropecuária no Norte de Minas. Um decreto federal que considera as áreas de mata seca como remanescentes de Mata Atlântica tem dificultado o trabalho de produtores rurais na região.

Fiscalização de veículos

As implicações de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e de uma portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) são o tema da audiência que a Comissão de Administração Pública realiza na terça-feira (29), às 14h30, no Plenarinho IV. A resolução e a portaria preveem a possibilidade de os departamentos de trânsito estaduais delegarem a empresas privadas a vistoria, regularização e transferência de veículos. O temor é de que seja criada mais uma taxa por causa da terceirização.

A fiscalização de veículos também será debatida pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, na quarta-feira (30), às 14h30, no Plenarinho IV. Os parlamentares pretendem conhecer os critérios adotados pelo Detran, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e BHTrans. Eles questionam por que há um grande número de veículos em estado precário nas ruas e rodovias.

Drogas e DSTs

Na terça-feira (29), às 14h45, no Plenarinho I, a Comissão Extraordinária de Políticas Públicas de Enfrentamento à Aids, DSTs, Alcoolismo, Drogas e Entorpecentes discute estratégias para redução de danos decorrentes do uso de drogas. Foram convidados para a reunião representantes do Governo do Estado, do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, do Ministério Público e de conselhos tutelares.

Seguro e crédito

O seguro e o crédito rural no Estado são temas da audiência pública da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial marcada para terça-feira (29), às 15h15, no Plenarinho II. Os dois assuntos serão discutidos pelos deputados com representantes da Governo do Estado e da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg).

Saúde

A Comissão de Saúde promove audiência pública na quarta-feira (30), às 9h30, no Plenarinho I, sobre resoluções dos conselhos federais de Medicina e de Odontologia que proíbem a vinculação de médicos e dentistas a cartões de desconto. Na reunião, os parlamentares também pretendem discutir duas resoluções normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Uma delas institui o cadastro de pessoas jurídicas que operam com sistemas de desconto e a outra veda às operadoras de planos e às seguradoras de saúde a venda de produtos não previstos pela lei que regula o setor. As medidas estariam provocando o fechamento de empresas, queda na arrecadação de impostos e desemprego, além de sobrecarga em hospitais que atendem pelo SUS.

Reuniões especiais

A ALMG realiza três reuniões especiais de Plenário na semana. Na segunda-feira (28), às 20 horas, a homenagem é aos 50 anos de fundação da DMA Distribuidora, que controla a rede de supermercados EPA. Na terça-feira (29), às 14 horas, a reunião especial comemora o Dia do Oficial de Justiça. A terceira reunião especial de Plenário está marcada para quinta-feira (1º), às 20 horas. O objetivo é celebrar o cinquentenário da Missão Ramacrisna em Betim.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715