Passa Quatro quer apoio do Estado para desenvolvimento do turismo

Melhorias de infraestrutura, equipamentos turísticos, capacitação profissional e apoio governamental foram as princip...

16/09/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Passa Quatro quer apoio do Estado para desenvolvimento do turismo

Melhorias de infraestrutura, equipamentos turísticos, capacitação profissional e apoio governamental foram as principais reivindicações de gestores, empresários e moradores de Passa Quatro (Sul de Minas) aos deputados da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (16/9/09). A audiência, solicitada pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), aconteceu na Associação Comercial do município, e teve o objetivo de debater a implementação do turismo local e regional, por meio de ações conjuntas com o Governo do Estado.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Passa Quatro, Carlos Edil Freitas Fortes, o turismo tem um importante papel na economia, tendo em vista que em cada dez trabalhadores, um está diretamente ligado ao turismo no País. Para ele, o setor é como um iceberg, que demanda uma grande estrutura econômica e social invisível para o turista, para que haja uma recepção satisfatória que gere mais emprego e renda. "Passa Quatro precisa de mais investimentos em infraestrutura hoteleira, de restaurantes, capacitação de mão-de-obra, apoio da população e dos gestores estaduais e federais", cobrou.

O diretor-geral do Instituto Estrada Real, Baques Vladimir Carvalho Senna, fez coro às palavras do presidente da Câmara Municipal e lembrou a importância da realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. De acordo com ele, Passa Quatro tem um grande potencial turístico e logístico para receber milhares de torcedores durante o evento. "A cidade está a apenas duas horas do Aeroporto de Guarulhos em São Paulo. É importante que sejam criadas formas de atrair os turistas que virão de diversas partes do mundo", alertou. Ele lembrou também que o Ministério do Turismo tem recursos, mas os projetos apresentados para o uso das verbas são insatisfatórios e mal elaborados. "Minas Gerais será o primeiro Estado a receber o ICMS Turístico, por isso temos que preparar a cadeia produtiva do turismo para que o dinheiro seja bem aplicado e traga resultados efetivos", finalizou.

Prefeitura destina um terço da arrecadação ao turismo

De acordo com o vice-prefeito de Passa Quatro, Antônio Claret, a prefeitura destina um terço de toda a sua arrecadação para o desenvolvimento do turismo na cidade, que recebe aproximadamente três mil visitantes por mês. Em sua fala, o gestor anunciou que o Estado firmou esta semana um convênio de R$ 700 mil para benefíciar as cidades dos circuitos das Águas e das Terras Altas da Mantiqueira. Para ele, a cidade se destaca em desenvolvimento de ações voltadas para hotéis e restaurantes, mas apesar de ser beneficiada por projetos do Governo do Estado e do Ministério do Turismo, é necessário mais apoio de empresários do setor e da população da cidade.

Os técnicos da Emater Wanderlei Mendes Bustamante e Ana Maria Farage de Carvalho também cobraram mais apoio da rede hoteleira e dos moradores no desenvolvimento de ações de capacitação para o turismo rural e ecológico, que tem grande potencial na região.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Passa Quatro, Wallace Wagner Soares de Souza, reforçou que o turismo, pela sua capacidade de geração de emprego e renda, não pode ser negligenciado. Ele disse que o desenvolvimento do setor na cidade depende da atração de turistas de todo o Brasil. "Temos o sonho de um município preparado para receber, mas há muito a ser feito", ponderou.

Encaminhamentos - Em decorrência das reivindicações apresentadas por empresários e moradores da cidade, o deputado Dalmo Ribeiro Silva apresentou diversos requerimentos de providências. O parlamentar solicita envio de pedido, ao presidente da Câmara Municipal de Passa Quatro, de realização de audiência pública para discutir o orçamento participativo; envio ao BNDES de pleito para abertura de linha de crédito especial em favor de Passa Quatro e Itanhandu, por estarem inseridos nos limites da Estrada Real; ofício à Secretaria de Estado da Saúde, solicitando atenção especial e liberação de recursos à Santa Casa da cidade; pedido ao Senai e ao Senac de criação de cursos de capacitação de profissionais de turismo de Passa Quatro e região; envio de ofício à prefeitura para levar melhorias às estradas vicinais; solicitação ao Dnit e ao DER de construção de acostamentos nas estradas da região; e encaminhamento de ofício ao Ministério do Turismo e Secretaria de Estado de Turismo, solicitando garantia de participação de Passa Quatro e Itanhandu na Copa do Mundo de 2014.

"Nunca vi tanta sinergia e interesse da população na busca por soluções para os problemas do município. Espero que nossos encaminhamentos tragam melhorias para toda a região", disse.

O deputado Vanderlei Jangrossi (PP) também apresentou um requerimento em que solicita à Secretaria de Estado de Turismo verbas para o parque de exposições da cidade. Para o parlamentar, as soluções passam pela parceria entre os municípios da região, por projetos de captação de recursos bem fundamentados e pelo cuidado com a aparência do município. "A primeira impressão é a que fica. É preciso ter essa preocupação, para que os turistas voltem sempre", colocou. Os requerimentos serão apreciados na próxima reunião da comissão.

Ao final, o deputado Fábio Avelar (PSC) lembrou que é preciso entender o turismo como uma atividade global. Para ele, o segmento é o que mais cresce em todo o mundo, por isso o poder público, em todos os níveis, deve tratar o setor como uma prioridade. "Temos vontade política e popular, portanto estamos no caminho certo", concluiu.

Passa Quatro - Com 15 mil habitantes, a cidade possui fontes hidrominerais e picos que atingem até 2 mil metros de altitude, como a Pedra de Minas, que é o quarto maior do País. Um dos principais destinos para os praticantes do montanhismo, o município está próximo de São Paulo e Rio de Janeiro, o que gera um importante fluxo turístico para a região.

Presenças - Deputados Fábio Avelar (PSC), Vanderlei Jangrossi (PP) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715