Presidente da ALMG fala sobre trabalhos para 2º semestre de 2009

Com o reinício dos trabalhos legislativos na próxima segunda-feira (3/8/09), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais...

31/07/2009 - 00:03
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Presidente da ALMG fala sobre trabalhos para 2º semestre de 2009

Com o reinício dos trabalhos legislativos na próxima segunda-feira (3/8/09), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais vive a expectativa de um segundo semestre bastante movimentado. A avaliação é do presidente, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), que prevê que além de discussões e votações de projetos polêmicos, como o do Código Florestal e de alterações na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), outros temas irão mobilizar os deputados mineiros, como a revisão do Regimento Interno e as comemorações dos 20 anos da Constituição Estadual.

De acordo com Alberto Pinto Coelho, projetos como o do Código Florestal (PL 2.771/08, do governador) já estão com as discussões bastante adiantadas, uma vez que o entendimento foi conseguido no final do primeiro semestre entre os principais segmentos envolvidos: o setor agropecuário e os ambientalistas. "Não podemos esquecer o setor agropecuário, tão importante para a nossa economia e nossa sobrevivência, por isso, buscamos compatibilizar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental". De acordo com as previsões do presidente da ALMG, ainda em agosto deverá ocorrer a votação da matéria em segundo turno. "Com a aprovação e a implementação da nova lei que vai reger a questão florestal em nosso Estado, estaremos preservando as matas nativas, mas também possibilitando o desenvolvimento produtivo no campo, tão importante também para aqueles que vivem na área urbana", afirmou o presidente.

Mudança na estrutura da Codemig

Outro projeto que também está no segundo turno é o que modifica a composição da Codemig (PL 2.936/08, do governador). O projeto propõe que o a empresa passe a ser 100% de capital público, com o objetivo de conferir-lhe a perspectiva de novos empreendimentos e a flexibilização de decisão. "É um projeto importante pelo papel que a Codemig exerce como investidora e administradora de recursos do Estado, principalmente na área de mineração e turismo, propiciando o desenvolvimento de Minas Gerais", acrescentou.

Outra questão abordada pelo presidente refere-se ao PL 2.966/09, do governador, que trata da área de proteção especial da região da gruta do Rei do Mato, no município de Sete Lagoas. O projeto também está em 2º turno e pronto para ser votado em Plenário. Ele citou ainda os PLs 2.549/08, do deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que busca prevenir a violência no âmbito escolar; e 3.187/09, do governador, que cria a ouvidoria do DER-MG.

Além desses projetos, o presidente da Assembleia destacou os debates da revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e o Orçamento do Estado para 2010, que chega à ALMG no final de setembro. "E temos outros programas institucionais, como as comemorações dos 20 anos da Constituição Mineira, que começam em setembro. Nós também estamos fazendo um trabalho de adequar a Carta Estadual àquilo que houve de avanço e de aprimoramento na Constituição Federal e que tem necessariamente de ser repetido aqui", finalizou o presidente.

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715