Minas e Energia promove audiência sobre gás natural em Pirapora

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai a Pirapora, no Norte de Minas, nesta quar...

26/06/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Minas e Energia promove audiência sobre gás natural em Pirapora

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai a Pirapora, no Norte de Minas, nesta quarta-feira (1°/7/09), onde realiza a Audiência Pública Reservas de Gás Natural na Bacia do Rio São Francisco.

Segundo o deputado Gil Pereira (PP), autor do requerimento para o encontro, o objetivo é reunir entidades públicas e empresas privadas que atualmente realizam prospecção de gás na região para colher informações e agilizar a efetiva exploração do combustível. O evento começará às 9 horas, no Centro de Convenções de Pirapora, e contará com uma exposição do presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima.

Gil Pereira lembra que o Brasil terá que enfrentar com medidas eficazes a questão do abastecimento de gás, já que o consumo nacional é maior que a oferta. "Os investimentos para o aumento da produção poderão levar até dez anos para apresentarem resultados", salienta. Para o parlamentar, é essencial que a Petrobras, que possui lotes para exploração no São Francisco e dispõe de recursos financeiros, reinicie as pesquisas sobre o potencial das reservas de gás na região, sobretudo nos municípios de Januária, Santa Fé de Minas, Buritizeiro e Pirapora. "Do total de investimentos da Petrobras, apenas 1% está em Minas", critica.

Por outro lado, Pereira anuncia que o Governo de Minas, através da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codemig), junto com as empresas Orteng e Delp, realizam, até setembro, a perfuração de um poço piloto com 3 mil metros. "O País precisa do gás natural para manter seu índice de crescimento e, ao mesmo tempo, reduzir a dependência em relação ao fornecimento feito pela Bolívia", reforça o deputado. Há mais de 30 anos a população da bacia do Velho Chico reivindica a exploração do combustível na área, que tem reservas estimadas em um trilhão de metros cúbicos, volume suficiente para abastecer o Brasil durante 60 anos.

Programação

A Audiência Pública será aberta às 9 horas pelo presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho. Participarão o governador de Minas, Aécio Neves; o presidente da ANP, Haroldo Lima; o deputado federal Bernardo Ariston (PMDB/RJ), o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas, Sérgio Alair Barroso; o deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), presidente da Comissão de Minas e Energia da ALMG; e o prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga.

Às 9h30, o presidente da ANP, Haroldo Lima, fala sobre as potencialidades das jazidas de gás e a agilização dos trabalhos para sua exploração. Os debatedores convidados são o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli; o presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais; o presidente da Gasmig, José Carlos de Mattos; o presidente da Federação das Indústria de Minas Gerais (Fiemg), Robson Braga de Andrade; o presidente da Codemig, Oswaldo Borges da Costa Filho; o diretor comercial da Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda, Ricardo Vinhas Corrêa da Silva; o presidente da Brain Tecnologia Ltda, Levínio da Cunha Castilho; o presidente da Shell Brasil, Vasco Dias; e o presidente da Delp Engenharia Mecânica Ltda, Petrônio Zica.

Entre 11h30 e 12h30 haverá debate coordenado pelo deputado Gil Pereira. O Centro de Conveções José Geraldo Honorato Vieira fica na Avenida Salmeron, 91, em Pirapora.

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715