Plenário recebe projeto de empréstimo do Estado com o BNDES

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu, na Reunião Ordinária desta terça-feira (23/6/09), sete ...

23/06/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Plenário recebe projeto de empréstimo do Estado com o BNDES

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu, na Reunião Ordinária desta terça-feira (23/6/09), sete mensagens do governador encaminhando projetos de lei (PLs). O PL 3.443/09 autoriza o Executivo a contratar empréstimo de até R$ 178.180.000,00, dentro do Programa Emergencial de Financiamento aos Estados e ao Distrito Federal (PEF-BNDES). Os recursos serão utilizados nos programas Logística de Integração e Desenvolvimento, Rede de Cidades e Serviços e Investimento e Valor Agregado da Produção, todos eles previstos no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI)

A proposição do governador prevê que sejam oferecidas como garantia para a realização da operação, cotas e as receitas tributárias do Estado previstas na Constituição Federal; ativos adquiridos em decorrência da extinção da MinasCaixa e da alienação das ações representativas do controle acionário do Credireal e Bemge; além de direitos creditórios do Fundo de Incentivo ao Desenvolvimento (Findes).

O PL 3.439/09 altera as Leis 15.787, de 2005, e 17.006, de 2007, e transforma cargos pertencentes ao grupo de atividades de Ciência e Tecnologia do Poder Executivo. O projeto assegura a servidores designados a continuidade do recebimento dos adicionais por tempo de serviço e da Vantagem Temporária Incorporável (VTI), uma demanda de servidores do magistério.

Outra mudança é a transformação de cargos vagos da carreira de técnico em atividades de ciência e tecnologia em cargos de gestor em ciência e tecnologia. A alteração vai permitir o ingresso de profissionais de nível superior por meio de concurso público.

Outras mensagens - Dois outros projetos do governador dão novas denominações a escolas públicas em Sete Lagoas e Senhora do Porto. E os três restantes tratam de doação de imóveis aos municípios de Itamogi, São João Evangelista e São Gonçalo do Rio Preto.

Durante a reunião também foram recebidos e aprovados os requerimentos nºs 4.088 a 4.091/09. A Mesa também deferiu requerimento do deputado Dinis Pinheiro (PSDB) para a convocação de Reunião Especial para homenagear a Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda. pelos 32 anos de sua fundação.

Na tribuna, o deputado Getúlio Neiva (PMDB) explicou que faltará à audiência de Monitoramento do PPAG, marcada para esta quinta-feira (25), porque terá compromissos pessoais em sua principal base eleitoral, a região do Nordeste mineiro. Ele visitará municípios da região para participar de inaugurações e entregas de benefícios do Governo do Estado.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715