Defesa do Consumidor debate o preço da energia elétrica na terça (23)

Com o objetivo de discutir o modelo energético brasileiro e o alto preço da energia elétrica no Estado, a Comissão de...

19/06/2009 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Defesa do Consumidor debate o preço da energia elétrica na terça (23)

Com o objetivo de discutir o modelo energético brasileiro e o alto preço da energia elétrica no Estado, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza uma audiência pública nesta terça-feira (23/6/09). A reunião será realizada às 10 horas, no Auditório, e foi solicitada pelo deputado Padre João (PT).

No requerimento para realização da reunião, Padre João explicou que existe uma luta dos movimentos sociais pela redução dos preços da energia elétrica no Brasil e pelo cumprimento da tarifa social (descontos na conta de luz de unidades residenciais que possuem baixo consumo de energia). Segundo ele, uma ação civil pública sobre a questão tornou nulas as resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que restringiam o acesso ao desconto, mas a Cemig não estaria seguindo a legislação em vigor.

Padre João explicou que em Minas Gerais mais de 10 mil pessoas já se envolveram na luta pela tarifa social. De acordo com ele, foram realizadas assembleias populares em Belo Horizonte, Viçosa, Araçuaí, Leopoldina, Montes Claros, entre outros, que contaram com a participação de movimentos populares e sociais, reivindicando a cobrança da tarifa social. Segundo o parlamentar, uma grande quantidade de famílias está pagando até 65% mais caro do que prevê a legislação.

Convidados - Foram convidados para participar da reunião o superintendente de Mediação Administrativa Setorial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Alex Sandro Feil; o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques; o diretor-presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais; o defensor público-geral do Estado de Minas Gerais, Belmar Azze Ramos; o coordenador-geral do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética do Estado de Minas Gerais, Wilian Vagner Moreira; a coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens, Soniamara Maranho; e a representante da Assembleia Popular Metropolitana, Hozana Reis Passos.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715