Empréstimo do BID será votado em 2º turno nesta manhã

Com apoio dos deputados oposicionistas, foi aprovado em 1º turno, na noite desta quarta-feira (27/5/09), pelo Plenári...

28/05/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Empréstimo do BID será votado em 2º turno nesta manhã

Com apoio dos deputados oposicionistas, foi aprovado em 1º turno, na noite desta quarta-feira (27/5/09), pelo Plenário da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei (PL) 3.169/09, do governador do Estado, que autoriza o Poder Executivo a contrair empréstimo de US$ 260 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Logo em seguida, a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária aprovou parecer favorável de 2º turno sobre a proposição, que vai a votação em segundo turno na manhã desta quinta-feira (28).

Diversos deputados foram ao microfone para encaminhar a votação e fazer declaração de voto. André Quintão (PT) disse que sua bancada foi sensível à solicitação do governador, tendo em vista que se trata de recursos para concluir o Pró-Acesso e recuperar rodovias no Estado. Ressalvou, no entanto, que o PT condiciona sua aprovação à obtenção de condições análogas ao empréstimo anterior para o Pró-Acesso, que foi de US$ 976 milhões, com o Banco Mundial: carência de 3 a 4 anos, prazo de até 25 anos para amortização e taxa de juros que não exceda 4,8% ao ano. Sucederam a Quintão nas declarações de voto os deputados Weliton Prado e Padre João, ambos do PT, e Carlin Moura (PCdoB). Em seguida foram ao microfone Domingos Sávio, João Leite e Dalmo Ribeiro Silva, Zé Maia, todos do PSDB, e Wander Borges (PSB).

Outros nove projetos foram aprovados

Com os acordos para inversão de pauta e a retirada de tramitação do projeto que cria a Agência Reguladora de Saneamento, na mesma reunião foram aprovados outros nove projetos. Em segundo turno, foi aprovado o PL 2.354/08, do deputado Gilberto Abramo, que institui o Banco do Livro nas Bibliotecas Públicas; em primeiro turno, o PL 2.715/08, do mesmo deputado, que proíbe as empresas imobiliárias de transferir contas de água e luz para o nome do fiador.

Os demais projetos tratam de doação ou permuta de imóveis do Estado, alguns deles de iniciativa de deputados e outros do governador do Estado, como o PL 2.358/08, que autoriza o DER-MG a doar ao Estado terrenos em Uberlândia e Unaí. O deputado Weliton Prado foi ao microfone para encaminhar favoravelmente a votação a esse projeto, que reputa de grande alcance social por permitir a construção de casas populares em Uberlândia.

Foram aprovados, em segundo turno, os seguintes PLs de doação de imóveis: 2.577/08, do governador, permutando imóvel com o município de Fama; 2.592/08, do deputado Carlos Mosconi (PSDB), doando imóvel ao município de Arceburgo; e 2.561/08, do deputado Agostinho Patrús Filho, doando imóvel a Desterro de Entre Rios. Em 1º turno, foram aprovados o 1.297/07, do deputado Leonardo Moreira (DEM), doando imóvel a Sabinópolis; o 2.243/08, do deputado Dalmo Ribeiro Silva, doando imóvel ao município de Itajubá; o 3.008/09, do governador do Estado, doando imóvel a Santo Antônio do Aventureiro; o 3.057/09, também do governador, doando imóvel ao município de Martinho Campos.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715