Embaixador da Malásia no Brasil visita a Assembleia Legislativa

O embaixador da Malásia no Brasil, Dato Ismail Mustapha, visitou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais na tarde de...

02/04/2009 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Embaixador da Malásia no Brasil visita a Assembleia Legislativa

O embaixador da Malásia no Brasil, Dato Ismail Mustapha, visitou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais na tarde desta quinta-feira (2/4/09). Acompanhado do cônsul desse país em Minas Gerais, Oswaldo Luiz de Oliveira Barros, o embaixador foi recebido pelo 1º vice-presidente da ALMG, deputado Doutor Viana (DEM), que representou o presidente Alberto Pinto Coelho (PP).

Trocando impressões sobre os dois países, Dato Mustapha disse a Doutor Viana que "o Brasil é um país fascinante, onde diferentes grupos étnicos convivem e trabalham juntos como um time". Ele informou que a Malásia é etnicamente distinta do Brasil, pois lá a sociedade é majoritariamente formada por três grupos étnicos: malaios, chineses e indianos. Existem também os aborígenes, minoritários, mais a oeste do país.

Balança comercial - Já Doutor Viana destacou as boas relações comerciais entre as duas nações, na qual a balança pende favoravelmente para o Brasil, que exporta principalmente minério de ferro, açúcar e aviões. Já a Malásia exporta principalmente produtos eletrônicos e computadores.

O deputado questionou o embaixador quanto a características do sistema político malaio. Dato Ismail Mustapha informou que há uma câmara federal, que funciona na capital, Kuala Lumpur, e 14 câmaras estaduais, semelhantes às assembleias legislativas brasileiras. Ele também explicou que na Malásia, onde funciona uma monarquia parlamentarista, o primeiro ministro pode ser reeleito indefinidamente, nos moldes do sistema britânico.

Crise - Respondendo ao 1º vice-presidente sobre os reflexos da crise no país asiático, Dato Mustapha afirmou que a Malásia foi atingida como todos foram. Mas como eles dependem muito de exportações, o impacto foi grande, com redução nesse setor a faixa de 30 %.

As duas autoridades trocaram presentes no fim da reunião. Doutor Viana deu um porta-copos com suporte de pedras produzidas em Minas Gerais ao embaixador, que retribuiu com uma adaga, que segundo ele, seria um "símbolo de força e poder" em seu país. Dato Mustapha entregou ainda um envelope com informações sobre a Malásia. O deputado conduziu o embaixador pela exposição "Pedras de Minas", no Espaço Político Cultural Gustavo Capanema.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715