Fundação Caio Martins tem seu orçamento duplicado

Uma audiência pública realizada há dois meses na Assembléia Legislativa de Minas Gerais provocou uma atitude governam...

04/02/2009 - 00:01
 

Fundação Caio Martins tem seu orçamento duplicado

Uma audiência pública realizada há dois meses na Assembléia Legislativa de Minas Gerais provocou uma atitude governamental de recuperação das unidades da Fundação Caio Martins (Fucam), que atendem 1.350 menores em situação de vulnerabilidade social. O governador Aécio Neves assinou nesta semana decreto duplicando para R$ 5 milhões o orçamento anual da Fucam. A notícia foi levada nesta quarta-feira (4/2/09) ao deputado Almir Paraca (PT), autor do requerimento da audiência, pelo subsecretário de Estado de Políticas Antidrogas, Cloves Benevides, que acumula a Presidência da fundação.

No gabinete do deputado, foram discutidas novas parcerias que podem dinamizar a atuação da fundação, com os ministérios do Desenvolvimento Social, da Cultura, do Desenvolvimento Agrário e dos Esportes, e também com a Fundação Banco do Brasil. "A vocação da Fucam é principalmente de formação agrícola, como o curso agrotécnico de 2º grau que é oferecido na unidade de Esmeraldas. Estamos procurando convênios para atividades de inclusão digital e também para adotar um modelo de permanência-dia para jovens de 12 a 18 anos em situação de risco", disse Benevides.

Almir Paraca, por sua vez, disse estar feliz por ter ajudado a provocar essa mudança no quadro de atendimento da Fucam, e que mantém uma expectativa positiva para o futuro. "Embora digam que a nomeação do subsecretário Benevides seja provisória, acho que não devemos permitir que ele saia. Sem dúvida, é a escolha mais acertada para desempenhar a missão de recuperar a imagem positiva da Fucam", disse o deputado.

A Fundação Caio Martins foi fundada há 60 anos para acolher e profissionalizar órfãos do meio rural. Tem seis unidades no Estado, sendo a maior em Esmeraldas, que acolhe 300 menores. As demais unidades ficam em São Francisco, Januária, Juvenília, Buritizeiro e Riachinho. As duas últimas foram visitadas recentemente pelo deputado. Além da formação agrícola, voltada para a agricultura familiar, oferece também oficinas de formação profissional em marcenaria e panificação.

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715