Helton Andrade recebe homenagem da ALMG ao Sincopeças

O momento de crise na indústria automobilística internacional foi lembrado pelo 1º-vice-presidente da Assembléia Legi...

11/12/2008 - 00:01
 

Helton Andrade recebe homenagem da ALMG ao Sincopeças

O momento de crise na indústria automobilística internacional foi lembrado pelo 1º-vice-presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Doutor Viana (DEM), durante a homenagem aos 70 anos do Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios de Belo Horizonte (Sincopeças). O parlamentar, que presidiu a solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (11/12/08) no Plenário, lembrou a importância dos sindicatos do comércio e da indústria para a superação dos momentos difíceis da economia, em função da assistência que prestam aos empreendedores que enfrentam dificuldades.

O Sincopeças foi homenageado na pessoa de seu presidente, Helton Andrade, que foi acompanhado ao Plenário pelos deputados Eros Biondini (PHS) - autor do requerimento para a solenidade - e Braulio Braz (PTB), proprietário do Grupo Líder, que reúne concessionárias de veículos e uma administradora de consórcios, entre outros empreendimentos. Também integraram a mesa de condução dos trabalhos o vice-presidente da Federação de Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio), Sebastião Mauro; o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Anderson Rocha; e o representante da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Cláudio Lambertucci.

Sindicato tem 940 empresas filiadas

Eros Biondini ressaltou que o Sincopeças tem impacto na qualidade de vida de muitas famílias, uma vez que a instituição tem hoje 940 empresas filiadas, com milhares de empregados. Além disso, estendeu a homenagem ao pai de Helton Andrade, Hugo de Andrade, que presidiu o Sincopeças por 25 anos e teve destacada atuação na luta pela redução da carga tributária que incide sobre o setor.

Helton Andrade, por sua vez, lembrou que nada se faz sozinho, afirmando que recebia a homenagem em nome das muitas pessoas que trabalham e se esforçaram pelo sucesso do segmento de acessórios de automóveis. Ele comparou a trajetória do sindicato a uma jabuticabeira, que só apresenta sua primeira floração aos 15 anos de idade e só produz seus melhores frutos aos 25, 30 ou 50 anos.

Doutor Viana, além de lembrar o papel da instituição no combate à crise econômica, lembrou sua importância por atuar em um Estado que possui a segunda maior frota automobilística do Brasil. Em Minas Gerais, são 12.674 empresas de acessórios automobilísticos, com 60 mil empregados. Em Belo Horizonte, onde atua o Sincopeças, são 2.309 empresas com 13 mil funcionários. O sindicato promove a qualificação tanto de empregados quanto de empregadores.

Além de receber uma placa comemorativa, Helton Andrade também foi homenageado com uma apresentação do Coral da Assembléia, sob a regência do maestro Luiz Aguiar, que interpretou as canções Noite Feliz e Adeste Fideles.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715