ALMG debate novas regras para transporte de trabalhador rural na 5ª

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais vai discutir nesta qui...

28/11/2008 - 00:01
 

ALMG debate novas regras para transporte de trabalhador rural na 5ª

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais vai discutir nesta quinta-feira (4/12/08) resolução da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) que traz novas regras sobre o transporte rodoviário de trabalhadores rurais. A reunião será às 10 horas, no Auditório, e são convidados representantes do governo, do Ministério Público do Trabalho, do DER/MG, do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e dos produtores e trabalhadores rurais. O requerimento da reunião é dos deputados Vanderlei Jangrossi (PP), presidente; Padre João (PT), vice; Chico Uejo (PSB) e Antônio Carlos Arantes (PSC).

A Resolução 52, de setembro 2008, da Setop, determinou que o transporte de trabalhadores rurais só poderá ser feito, a partir de agora, por meio de ônibus ou microônibus, com idade máxima de 25 anos de fabricação, ficando proibido o transporte por caminhão, ainda que adaptado. Os proprietários de veículos até 15 anos deverão atestar a manutenção e a conservação desses veículos. Já os veículos de 15 a 25 anos terão que passar por inspeção semestral do Inmetro. A Resolução 52 foi modificada pela 57, que prorrogou para 31 de dezembro deste ano o prazo para as adaptações.

A intenção dos parlamentares, ao promover o debate, é ouvir os diversos segmentos envolvidos na questão. O deputado Vanderlei Jangrossi destaca que a situação do transporte dos trabalhadores rurais preocupa a Assembléia devido ao alto índice de acidentes fatais nas rodovias. A falta de segurança também motiva o deputado Padre João, que ressalta a importância da audiência.

De acordo com a assessoria do deputado Chico Uejo, há concordância sobre os benefícios que as novas regras trarão para os trabalhadores rurais, mas é preciso mais prazo para se adequar à resolução. De acordo com o gabinete, muitos transportadores ainda utilizam kombis, vans e caminhões adaptados. Em algumas localidades, há ônibus com mais de 25 anos com boas condições de uso, acrescenta a assessoria de Uejo.

Convidados - São convidados a participar as seguintes autoridades: secretários de Transporte, Fuad Noman, e de Agricultura, Gilman Viana Rodrigues; procuradora Maria Helena Guthier, do Ministério Público do Trabalho; diretores-gerais do DER/MG, José Elcio Santos Monteze, e do Ipem, Tadeu José de Mendonça; presidentes da Federação da Agricultura (Faemg), Roberto Simões, e da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva; e coordenadora da Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar (Fetraf), Tereza Santos.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715