Comissão de Política Agropecuária aprova seis audiências públicas

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta terça-f...

07/10/2008 - 00:02
 

Comissão de Política Agropecuária aprova seis audiências públicas

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta terça-feira (7/10/08), seis requerimentos para realização de audiências públicas, sendo três delas no interior do Estado.

Preocupado com a situação do transporte rodoviário de trabalhadores rurais em Minas, o deputado Chico Uejo (PSB) pediu uma reunião no Alto Paranaíba para debater o assunto, especificamente em relação à resolução 52/08, aprovada pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, que estabelece que o deslocamento dos trabalhadores seja feito com os mesmos padrões de exigência e segurança válidos para as viagens fretadas. A reunião vai ser feita em conjunto com a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas.

O deputado Padre João (PT) pediu duas audiências. Uma em Ponte Nova, na Zona da Mata, para averiguar as reclamações de trabalhadores rurais da região de que o Banco do Brasil estaria retendo parte dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor rural e sua família. O parlamentar pretende ainda fazer uma visita técnica, seguida de audiência, em Rio Pardo de Minas, no Norte do Estado, para discutir questões relativas à legitimação de terras devolutas.

Cafeicultores - O deputado Antônio Carlos Arantes (PSC) lamentou a situação difícil pela qual passam os produtores de café em Minas, por isso solicitou realização de audiência pública a fim de discutir o problema. "Não bastasse a crise econômica, a natureza não está ajudando. A recente chuva de granizo, por exemplo, causou grandes prejuízos em algumas áreas do Estado", afirmou. Antônio Carlos Arantes também assinou outro requerimento, em conjunto com os deputados Vanderlei Jangrossi (PP) e Padre João. Na pauta, as regras de licenciamento ambiental para as propriedades rurais em Minas Gerais.

Já deputada Ana Maria Resende (PSDB) quer se reunir em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente para debater as freqüentes queimadas ao longo de rodovias no Norte de Minas.

Presenças - Deputados Vanderlei Jangrossi (PP), presidente; Padre João (PT), vice; Antônio Carlos Arantes (PSC), Chico Uejo (PSB) e Getúlio Neiva (PMDB).

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715