Presidentes destacam a troca de experiências entre Legislativos

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), recebeu, nesta sexta-feir...

01/08/2008 - 00:02
 

Presidentes destacam a troca de experiências entre Legislativos

O presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), recebeu, nesta sexta-feira (1º/8/08), a visita dos deputados Nelson Justus, presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, e Durval Amaral, ambos do DEM. O encontro aconteceu no Salão Nobre e contou também com as presenças do diretor-geral da ALMG, Eduardo Moreira, e do secretário-geral da Mesa, José Geraldo de Oliveira Prado. Os dois presidentes destacaram a importância da troca de experiências entre as Assembléias, com o objetivo de aprimoramento de ações administrativas e do processo legislativo.

Segundo Nelson Justus, há um relacionamento estreito entre as duas casas, principalmente entre os presidentes. "Todos têm uma impressão muito favorável da Assembléia de Minas, e nossa visita tem o objetivo de aprender com as bem sucedidas experiências mineiras", destacou. Ele enfatizou a troca de informações sobre Regimento Interno, painel eletrônico e voto aberto. O deputado paranaense destacou ainda o papel do Colegiado dos Presidentes das Assembléias Legislativas, atualmente dirigido pelo presidente Alberto Pinto Coelho, no fortalecimento dos legislativos estaduais.

"O Colegiado vem desenvolvendo um importante papel na discussão do aprimoramento dos legislativos, bem como na retomada de algumas prerrogativas de legislar. No momento em que se discute a reforma tributária, a presença dos legislativos, tanto os estaduais como o nacional, será determinante na concepção de um novo federalismo, que leve em consideração os diversos 'brasis'", disse Nelson Justus.

Mesma avaliação tem o presidente Alberto Pinto Coelho, para quem o Colegiado vem cumprindo um papel muito importante no fortalecimento do Poder Legislativo. "Exemplo da nossa ação é a aprovação de proposta, a ser encaminhada ao Congresso Nacional, de ampliação das prerrogativas dos legislativos, com vista a uma atuação concorrente dos Estados em diversos temas, como já prevê a Constituição da República", enfatizou.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715