Deputados fazem análise do primeiro semestre no Plenário

Na última Reunião Ordinária de Plenário antes do recesso, que vai de 19 a 31 de julho, os deputados da Assembléia Leg...

17/07/2008 - 00:03
 

Deputados fazem análise do primeiro semestre no Plenário

Na última Reunião Ordinária de Plenário antes do recesso, que vai de 19 a 31 de julho, os deputados da Assembléia Legislativa de Minas Gerais foram à tribuna, nesta quinta-feira (17/7/08), para fazer um balanço das atividades no semestre.

O líder da Maioria, Domingos Sávio (PSDB), lembrou que o trabalho legislativo vai muito além das votações de projetos de lei, embora a população nem sempre se dê conta disso. "Envolve também fiscalização, interação com a comunidade e atendimento às reivindicações", afirmou.

O parlamentar citou projetos que ele considerou importantes, como o Projeto de Lei Complementar (PLC) 26/07, que trata da organização judiciária. "Quase todos os municípios mineiros foram beneficiados com a criação de novos cargos de juízes e mais varas. Quem sairá ganhando são os mineiros, que terão uma justiça mais acessível", disse.

O PLC 26/07 também foi citado pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT), que lembrou a conquista obtida pelos oficiais de justiça, que conseguiram a exigência do curso superior para o cargo. "São mais de 4 mil profissionais em Minas, com salários mais baixos do que em outros Estados. Com a exigência do diploma de curso de Direito, a categoria sai ganhando, pois poderá, por exemplo, exigir melhores salários", disse.

O parlamentar elogiou a atuação do presidente Alberto Pinto Coelho (PP) na condução dos trabalhos, mas pediu mais rapidez na votação dos requerimentos das comissões. "As comissões são os pulmões da Casa e precisam de respostas rápidas para que o trabalho possa dar resultado", disse.

Energia - Para o deputado Weliton Prado (PT), um dos fatos mais marcantes deste primeiro semestre foi vitória na luta pela redução da tarifa da energia elétrica. Segundo ele, as conquistas dos consumidores não vão parar por aí, pois a revisão nas tarifas da Copasa é outro desafio, assim como o do valor cobrado pelo seguro obrigatório (DPVAT).

Agradecimentos - O 1º vice-presidente, Doutor Viana (DEM), encerrou a reunião agradecendo aos servidores da Casa, aos eleitores e aos colegas pela compreensão e espírito de cooperação. "Do que é feito aqui depende a sorte e a felicidade do povo mineiro", finalizou.

Liderança - O deputado Almir Paraca (PT) comunicou à Mesa sua indicação para a liderança da bancada do PT no restante do ano de 2008. A deputada Elisa Costa será a vice-líder da bancada.

Mensagem - O governador Aécio Neves enviou à ALMG mensagem comunicando que estará fora do Brasil de 17 a 27 de julho. Segundo ele, trata-se de viagem particular, custeada com recursos próprios.

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - 31 - 2108 7715